sexta-feira, 29 de março de 2019

Rafael Safons recebeu medalha da 55ª Legislatura, na Assembleia Gaúcha

        O ginete alegretense Rafael Safons, 31 anos, bicampeão do Festival Nacional de Doma y Folklore de Jesús María, realizado na cidade Córdoba, na Argentina, foi homenageado ontem, 28, no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia legislativa do RS com a Medalha da 55ª Legislatura, proposta pelo Deputado Estadual Luiz Marenco.
         O cerimonial foi magistralmente conduzido pelo pajador, poeta, jornalista, compositor, radialista, pesquisador do folclore, da poesia oral improvisada e da decima espinela, Paulo de Freitas Mendonça. O Deputado Luiz Marenco, ao fazer uso da palavra falou sobre a delegação brasileira, que foi comandada pelo poeta e homem campeiro, Rogério Villagran, e que mais uma vez trouxe para o Rio Grande do Sul e, consequentemente para o Brasil, o maior título  da America Latina quando se fala em gineteada: o bicampeonato do Festival Nacional de Doma y Folklore de Jesús María/ARG. "Rafael é homem humilde, do campo, que está aqui representando aqueles domadores, homens do lombo do cavalo. Lembro quando recebi esta honraria da Assembleia e, hoje Rafael, tu representas esses ginetes e domadores ao ser homenageado pela casa do povo gaúcho. Transmita a teus companheiros que eles também são reconhecidos aqui." - concluiu.
          Já o jovem ginete em seu discurso agradeceu a homenagem e disse que ela vai para seus amigos para cada homem que lida com o cavalo e com gado, iniciando a jornada pelas madrugadas. "Foi um sonho desde piá e tive a felicidade de ser campeão lá do festival. Essa rastra que carrego hoje não é só minha, quero dedicar a todos homens do cavalo, seja com o crioulo ou quarto de milha, que usam bombacha e que cedo saem para suas lidas, nos fundões de fazenda e muitas vezes ninguém sabe. Dedico a eles esta medalha" - disse Safons. O evento contou com a presença da viúva de Luiz Carlos Barbosa Lessa, Nilza Lessa, que foi prestigiar o jovem ginete.

Nenhum comentário: