quinta-feira, 21 de março de 2019

CEC participa de Encontro de Cultura, em Gravataí

     Foram mais de seis horas entre palestras, oficinas, apresentações e sessão de autógrafos na sede do Sindilojas, em Gravataí. O evento, realizado com sucesso pela Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer do município teve a parceria do Conselho Estadual de Cultura do RS.

        Com uma programação recheada de atrações, logo após a abertura oficial, que contou com a presença do Prefeito Marco Alba, o Coral da Escola Estadual de Ensino Médio Carlos Bina emocionou os presentes. Ao todo, quatro músicas foram apresentadas ao público: Filhote do Filhote, de Rubinho do Vale; Felicidade, de Marcelo Jeneci; Imagine, de John Lenon e Desconecta, de Daniel Salles. O destaque ficou pelo conteúdo das letras, que traziam mensagens importantes para a sociedade.

     A partir dai, foram divididas oficinas com diversos assuntos. O Presidente do Conselho, Marco Aurélio Alves tratou de Gestão Pública, fazendo uma reflexão sobre as diversas funções e atividades desta modalidade: como gerenciar bibliotecas, museus, centros culturais, eventos e outras atividades inerentes ao fazer cultural dentro dos governos. Paralelo a isso, Airton Ortiz abordou os principais aspectos e formas de descrever a cultura na comunicação e nas mídias sociais. 

      Os conselheiros autografaram o livro “Conselho Estadual de Cultura: 50 anos – Palco da História”, no saguão do 3º andar do prédio e, logo em seguida, sob direção de Izabel Cristina, o grupo de teatro juvenil da cidade apresentou a esquete teatral "O (in)Verso do Verso". Para finalizar, Alves palestrou para a comunidade cultural sobre elaboração de projetos.

     O Conselho volta a participar dos Encontros de Cultura dia 30, em Caxias do Sul, dia 05 de abril, em Palmeira das Missões e, 10 de maio, em Marau. Completando o calendário do primeiro semestre de 2019, o Conselho divulgou as datas:
13 e 14 de abril – Fórum Estadual de Bandas, Corais e Orquestras, em Teutônia
30/04 e 1º de maio – 1º Fórum de Patrimônio Cultural, em Osório
15 a 17 de maio – 3º Congresso Estadual de Cultura, em Bento Gonçalves
28 de maio – Premio Destaques da Cultura, no Theatro São Pedro
14 a 16 de junho – 2º Fórum Estadual de Folclore e Culturas Populares, em Ijuí
Acima, Esquete teatral "O (in)Verso do Verso" - Grupo Juvenil das oficinas de Gravataí
 
       Fernanda Fraga, Secretária da Cultura, Esporte e Lazer, enalteceu o fato da cidade sediar o Encontro Regional com Conselho Estadual de Cultura. "Ficamos extremamente lisonjeados com a escolha do Conselho, que nos convidou para sediar este encontro. Queremos agradecer aos artistas, entidades, agentes culturais, não somente de Gravataí, mas também de toda a Região Metropolitana e municípios próximos que vieram", comemorou.

Acima o coral da Escola Carlos Bina, Marco Aurelio Alves (CEC) e Fernanda Fraga (E) e Airton Ortiz (D)

Nenhum comentário: