sexta-feira, 8 de março de 2019

Nossa homenagem ao dia internacional da mulher

       O Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 8 de março representando o contexto das lutas feministas por melhores condições de vida e trabalho, e pelo direito de voto. A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu no final do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, sendo adotado pelos outros continentes mais tarde.

        As jornadas de trabalho da mulher no seculo XIX, eram de aproximadamente 15 horas diárias e os salários eram medíocres, introduzidos pela Revolução Industrial. Isso acabou levando as mulheres a greves para reivindicar melhores condições de trabalho e o fim do trabalho infantil, comum nas fábricas durante o período. Em 25 de março de 1911 uma fábrica têxtil de Nova York, cerca de 130 operárias morreram carbonizadas em um incêndio criminoso, quando elas reivindicavam melhorias. 

Evento organizado pela 5ªRT
       Mas acredito que a mulher busca, dia-a-dia o seu espaço, não igualdades, mas espaço real, onde o homem está aos poucos, conseguindo compreender que as tarefas devem ser divididas, existir parceria, valorizar aquelas que amamos. O 8 de março deve ser visto como um dia de reflexões e de mobilização para a conquista de direitos e para discutir as discriminações e violências ainda sofridas pelas mulheres, impedindo que retrocessos ameacem o que já foi alcançado por elas.

      Neste dia quero homenagear minha mãe, primas, tias, amigas, profissionais que estiveram diretamente ligadas a minha vida e tanto me ensinaram. Ao meu amor, Liliane Pappen, que me fez ser uma pessoa melhor e mostrar o que é ter parceria, nas horas boas e nas não tão boas. Para os que conseguiram compreender a importância deste dia... Feliz Dia Internacional da Mulher.

2019 - "70 anos da inclusão da mulher no tradicionalismo gaúcho organizado, mas ainda presente o preconceito quando o assunto foi escolher uma Mulher como presidente da Federação".

Nenhum comentário: