terça-feira, 5 de março de 2019

Folclore: A quarta-feira de cinzas e a Quaresma

A cinza é uma manifestação material e visível da humildade e da fé

          A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da 'Quaresma' no calendário Cristão ocidental (Católico). As cinzas que os cristãos recebem neste dia são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a transitória e frágil vida humana.  Seu posicionamento no calendário varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até a segunda semana de março.

         Por que dura 40 dias?
         Este número nos remete a numerosos episódios bíblicos: 40 dias do dilúvio, os 40 anos em que o povo judeu vagou pelo deserto, os 40 dias que Moisés passou com Deus no Sinai, e Elias na montanha, os 40 dias de Jesus no deserto antes de começar sua a vida pública etc.. A contagem dos dias não incluem os domingos.

          De acordo com a tradição, o celebrante desta cerimônia utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”. Na Quarta-feira de Cinzas e, na Sexta-feira Santa, a Igreja Católica aconselha os fiéis a fazerem jejum e a não comerem carne. 

Nenhum comentário: