quarta-feira, 18 de março de 2020

Deputado Luiz Marenco propõe linha de crédito para artistas

         Diante do cancelamento de shows, peças, exposições e demais eventos culturais e artísticos em razão do Covid-19, Luiz Marenco solicitou ao Banrisul que disponibilize uma linha de crédito voltada para os artistas gaúchos que já estão enfrentando dificuldades financeiras e, no momento, não tem perspectiva de terem as suas atividades retomadas.

      Ainda que concorde com as medidas de prevenção adotadas ao coronavírus, pois a saúde  coletiva é prioridade neste momento, Marenco chama a atenção para  o fato de que existe toda uma cadeia produtiva que envolve profissionais de diferentes segmentos em torno dos eventos artísticos e culturais que agora se encontra em uma situação de aflição e penúria, pois o seu mercado deixou de existir repentinamente, pegando a todos desprevenidos. Dados da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), indicam que a economia criativa gera mais de 130 mil empregos formais e registra aproximadamente 48 mil microempreendedores individuais no estado.

     "Sou músico há 32 anos e entendo a gravidade da situação em que se encontram os artistas neste momento, pois sem se apresentarem, sem eventos, sem trabalho, ficam completamente desassistidos e sem nenhuma remuneração, sem poder sustentar as suas famílias", afirma Marenco.

Fonte: Mariana Pires
Assessoria de Imprensa

8 comentários:

Márcio Borges e Grupo De alma e canto disse...

Grande Marenco...!!!!

Unknown disse...

Grande trabalho do Marenco ! Deus queira que seja aprovado seu projeto !

Billy Machado disse...

Acho que tem coisas mais importantes no momento.

Nelson Junior Gottschalk disse...

Por esse fator que esse grandioso músico e irmão dos palcos chegou onde está, não pensando somente em si mas em seus irmãos da música. Parabéns Marenco pela iniciativa

Ademar Vivan disse...

Parabéns Deputado pela sensibilidade de pensar pelo bem comum...nós artistas e empresaa de Sonorização agradecemos de coração essa iniciativa...que Deus lhe abençoe...

Jarbas Farias disse...

Olá colegas de profissão, músicos. Embora nunca tenha tocado com o deputado Luiz Marenco, conheço seu trabalho e sua luta pra se manter músico desde o início de sua carreira, pois fomos colegas de gravadora no início dos anos 90 pela então gravadora Nova Trilha, qual existia na época. Tenho 35 anos de profissão de músico. Realmente nunca presenciei nada igual, nunca houve crise de aceitasse a todos os músicos. Faço parte de uma a banda, que conhecidente, tambem tem 35 anos, chamada Banda San Marino. Mas dessa vez, nao temos como fazer gerar o mínimo que seja de dinheiro para custear a empresa e nossas famílias. A banda não vive de incentivos, leis culturais, como tantos que não conseguiram desenvolver uma marca que se pague e por isso sobrevivem de lei Rouanet, por exemplo. Acho muito interessante o pensamento de Marenco, ainda bem que ele sabe como é viver do valor da sua própria marca, ou seja, da sua própria música, sem ajuda de ninguém.
Que passe logo essa tempestade, graças ao meu esforço e dos meus colegas, principalmente dos que começaram a banda há 35 anos, e os que trabalham comigo há 25 anos, que faço parte dessa mesma. Fizemos esforço sobhumano muitas vezes, mas chegamos até aqui. Já tivemos diversos problemas, altos e baixos. Mas dessa vez não temos sequer ideias para discutirmos, não se tem um plano B. Não se tem uma segunda hipótese. Se existe essa preocupação da parte de um músico, e agora então, deputado estadual Luiz Marenco, serei um fãn ainda mais aciduo de seu trabalho.
Jarbas Farias, banda San Marino.

Anônimo disse...

Tomara que o Marenco consiga, mas que não contemple só os grandes como acontece com lei roaunet e LIC, onde só os grandes que ja estão ricos se beneficiam, que seja pra todos ou pra ninguem.

Jorge Veloso disse...

A música nunca foi tão necessária para amenizar tempos difíceis e contamos mais do que nunca com ela para superamos este momento crítico global.Todo o apoio ao Marenco!