segunda-feira, 2 de março de 2020

Sobre o fim da primeira temporada - Por que parou o Identidade Gaúcha?

Hora de dar um, "Até Breve!"
          Bueno amigos, entramos no mês de março e esta é a primeira semana sem o programa que tem o DNA da gauchada, que entrava no AR as terças, quartas e quintas, das 8h às 10h,pela rádio Quero-Quero e, concomitantemente, pela rádio comunitária Acácia FM, 87.9 - do CONCEC - Conselho Cultural Educativo e Comunitário do jardim Algarve, em Alvorada. Foram quase dois anos assim. Pra ser mais exato, 254 programas. Mais de 200 entrevistados de cidades gaúchas, pelo Brasil e  pelo mundo. A apresentação? Rogério Bastos e Liliane Pappen.

          Para montar um programa que fosse atrativo (não só uma voz e música) produzimos quadros contando com mais de 13 vozes, vindas de diversos lugares do estado. Léo Ribeiro de Souza, entrava na abertura pautando o programa com seu "Repontando Datas". Seu Severino Moreira (coma Dona Alice ajudando a produzir) vinha com o especial "Medicina Campeira e Povoeira", dando dicas através de seu livro "Os chás e a fé" que lançou pela Martins Livreiro.

           Em cada região do estado tinha um correspondente
Litoral: Gilmara Silveira (Ex-prenda do RS e Advogada)
Fronteira: Diellen Soares (Ex-prenda Regional e RP)
Missões: Daiana Dal Ros (Ex-prenda do RS e Jornalista)
Central: Ticiana Leal (Ex-prenda Regional e Jornalista)
Planalto: Igor Gava (Ex-peão Regional e Jornalista)
Serra: Douglas Uiliam de Quadros (Ex-peão do RS)
Zona Sul: Priscilla Fonseca (Ex-prenda regional, Professora de Educação Física)
Região Carbonífera, com Renata de Cássia Pletz e seu Reminiscencias 



         Além dos comentaristas
         Anderson Hartmann, Diogo Giovenardi e Leandro de Araujo

       Fizeram parte do time: Andréa Cavalheiro, Juliano Moreno, Cristiane Gomes (Portugal), Fabinho Nascimento (Tome tento) e Cristiano da Silva Barbosa. Não podemos esquecer a Diane Moraes com as dicas de IRPF.

Completavam a programação, os ouvintes e suas características:
   Jeandro Garcia e as polêmicas (além de grande contribuição em marketing digital);
   Elisa Motta e suas aulas de danças com o Paixão (Elisa é professora de história e "outlander");
   Valter Fraga Nunes e o Zoreia, sempre dando dicas de tropeirismo;
Eagro Muller e suas "tiradas geniais". Aline, Anderson Salles, Cris e o Sandro, Gilson Passos o Cariucho, Daniel Zardo, Marilene Huff e tantos outros que costumávamos acordar e chamar pro programa. Regiane Ferreira Batista, em São Mateus/PR, Scheyla Nunes, da Tchê 52, em Balneário Camboriú/SC, os amigos dos MTGs do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina... A dinda Míriam Valim, não podemos esquecer que todos os dias, praticamente obrigava Léo Ribeiro a escutar o Programa. Carlos Pimenta e a Débora, nossos padrinhos que diariamente estavam na escuta, como o Jacques Zilberstein, da Gaudério Veículos. As belas paisagens que recebíamos em fotos da querida Dona Odila Savaris. 



       A música de abertura do programa e cortina musical ficou por conta de Tiago Cambona, a quem devemos um agradecimento mega especial. O Papai Tiago Cambona (que ao lado da Aline, agora tem que cuidar do jovem Martin). As vozes de Alexandre Brunetto, Igor Gava e Odilon Ramos abriam alguns quadros.

         O programa começou despretensioso, e foi ocupando um espaço na grade radiofônica da web e crescendo a cada dia. Transmitimos um Congresso de Cultura, direto de Bento Gonçalves, entrevistamos no estúdio nomes como Luiz Carlos Borges, Carlos Cirne, Giovani Tubino, as duas chapas concorrentes ao MTG em 2020, Diego Muller, Alci Vieira Junior, Daniel Hack, dos Serranos, Henrique Costa Fagundes, Vanessa Welter (programa 100, pra falar em Turismo no RS), Jatir Delazzari, Leandro Berlesi, Alexandre Brunetto, Alan da Veiga, Juliano Eloy, Tiago Cambona, João Lucas Cirne, Andre Munari, Jadirzinho, Brodinho, Leda Salvi (um programa no colégio de Surdos, Lilian Mazeron), Marco Aurélio Alves (era presidente do CEC), Lucia Brunelli, Marco Aurelio Angeli e Valter Fraga Nunes, Comissão Gaúcha de Folclore, Alvaro Franco (MinC), Micael Feliciano (Peão do RS), muitos patrões de CTGs tiveram espaço no programa, prendas regionais, estaduais e da CBTG, os cantores Jean Kirshoff e Analise Severo, o vereador de Porto Alegre, João Bosco Vaz, Fernando Augusto Espíndola, Dom Camillo e muitos outros amigos. Mais, aqueles que conversamos por telefone, como o Presidente da Assembleia Gaúcha, Luis Augusto Lara e ex-governador Germano Rigotto.
Alguns dos programas em que recebemos as visitas aqui em nosso rancho. No Rancho dos Bastos.
Cuia presente da TCHÊ 52 de Camboriú
          Uma lição: Programa que quer atingir seus objetivos tem que ser produzido com carinho, estudado, pensado e, jamais, jogado no AR contando com a experiência somente de quem apresenta. Tem que ser feito pensando no ouvinte (se ele quer escutar música, ele selecional no Spottfy, Deezer, ou em outra plataforma). E o Identidade Gaúcha trazia consigo o DNA, sim, carregava a informação genética de um povo criado de forma diferente do restante do país, como citou Auguste de Saint Hilaire, quando por aqui passou em 1820. 

          Fazer um programa gauchesco, com teor regionalista do sul do Brasil, mas com um conceito diferenciado. Essa era nossa ideia. Agora, chegou ao final da primeira temporada. Lá se foram 254 programas. A Lili tem um TCC para terminar, temos umas lidas para fazer, mas já estamos estudando um Identidade Gaúcha diferenciado para vocês. Vem com novidades. Porque o Identidade Gaúcha não é somente um programa, ele é um conceito de interatividade, feito pelos ouvintes e internautas.

Um comentário:

Gilson Passos disse...

Programa da melhor qualidade apresentado pelo casal de amigos Rogério / Liliane.
No qual aprendi muito sobre a Cultura e o Tradicionalismo gaúcho.
Aguardando a segunda temporada.
Gilson (cariucho)