quinta-feira, 26 de março de 2020

A grande encruzilhada - Charge de Léo Ribeiro de Souza


     O grande artista Léo Ribeiro de Souza, fez essa charge (cartoon) para que possamos fazer uma reflexão. "O ideal seria abrirmos um trilho, campo a fora, rumo ao sol mas para isto é preciso UNIÃO. Esta é a proposição destas ilustrações que me ajudam a passar o tempo e levar alguma mensagem até vocês" escreveu Léo Ribeiro.

    Teve uma época, não muito distante (e isso ai na tua volta nem era campo mais) em que as noticias verídicas vinham dos meios de comunicação, rádios, jornais e televisão. Quando a internet ocupou um espaço maior em nossas vidas as pessoas passaram a acreditar naquilo que lhe convinha. Carl Sagan escreveu: Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar”. Por isso vivemos tempos de polarização (aqui no RS chamam de grenalização) onde as opiniões são, aquilo que 'seu crente' quer acreditar.

     Depois das manifestações do presidente, acirrou a briga política com governadores e congressistas, perdeu parceiros e se isolou ainda mais na crise. Bolssonaro foi ignorado pelos estados, que decidiram manter a política de medidas restritivas. Estamos, sem dúvida nenhuma em uma encruzilhada, cabe-nos saber discernir estas questões sem politizar, sem polarizar mas com o pensamento sempre ligado ao bom senso.

     E agora?

Nenhum comentário: