domingo, 22 de março de 2020

Nota de Falecimento - Airton Pimentel

         É com grande pesar que comunicamos o falecimento, aos 81 anos, do músico regionalista Airton Pimentel. Nascido em Bagé em 17 de outubro de 1938, Pimentel Silveira foi registrado em Cachoeira do Sul, onde chegou a morar há alguns anos num sítio na localidade de Passo do Moura. 

         Autor de  clássicos como "Chasque para Dom Munhoz", "Pilchas", "Rancho de Estrada", "Vento Norte", "Negro da Gaita", "Missal das Rezes", entre outros que ajudaram a construir o cenário musical regionalista do RS. Nos anos 70, Pimentel foi convidado pela Embrafilme para escrever a trilha sonora do filme "Um Certo Capitão Rodrigo", clássico do cinema nacional, que foi baseado na obra de Érico Veríssimo e que teve Tarcísio Meira como protagonista.

     Pimentel foi membro da Estância da Poesia Crioula, funcionário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e esteve sempre envolvido em movimentos em defesa da musica gaúcha. Um dos seus mais recentes sucessos foi “O Cagaço do Molina”, que de forma bem humorada, relatava os problemas de saúde enfrentados pelo personagem em decorrência do alcoolismo. 

     Descanse em Paz Pimentel, tua contribuição ficará na história da musica e da cultura como um todo.

Nenhum comentário: