segunda-feira, 9 de março de 2020

Wilson Araújo é o homenageado do evento que ocorre em maio, na Capital do Chimarrão

Por. Jaqueline Caríssimi

(…) O Canto dos pássaros!
O Berro do boi!
E o relincho dos potros,
ficam nítidos e puros,
nos poemas campeiros que os
poetas escrevem musicando a vida (…)

       De autoria do homenageado da edição do Sarau da Poesia Gaúcha 2020, Wilson Araújo, conhecido também por 'Nego Wilson', como gosta de ser chamado, a poesia 'Essência', vencedora da Sesmaria da Poesia Gaúcha/Osório 1999, traz em suas linhas o que a tradição do Rio Grande do Sul pode vir a mostrar a partir da interpretação dos declamadores e poetas na edição 2020.

          O Sarau da Poesia Gaúcha se realiza no aniversário de Venâncio Aires, nos dias 9 e 10 de maio deste ano, junto com a programação da Agrofeira, no Morada Velha, no Parque do Chimarrão.

          As inscrições para os declamadores começam na segunda-feira, 9 de março e são limitadas a trinta inscrições por categoria. Elas são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail saraudapoesiagaucha@gmail.com 

         O evento será realizado com mostra de poemas dos vencedores do evento de 2019, homenagens e concurso de declamação reunindo Centros de Tradições Gaúchas de todo Estado. O cerimonial será feito pelos tradicionalistas Odilon Ramos e Liliana Cardoso, nomeada madrinha do evento.

        De acordo com o presidente da Associação Tradicionalista de Venâncio Aires (ATVA) e coordenador do evento pelo Centro de Tradição Gaúcha - CTG Chaleira Preta, Eagro Muller, no sábado, 9 de maio, o evento à noite, será a "Mostra de Poesias", com a presença do poeta e declamador homenageado Wilson Araujo. Foram convidados para a noite, os vencedores conforme as categorias do Sarau da Poesia Gaúcha do ano passado: Joilson Ramos de Oliveira, de Bento Gonçalves; Paula Daniele String e Giulia de Oliveira Macedo, de Caxias do Sul; Douglas Dias e Gabriel Dornelles, de Cachoeira do Sul; Guilherme Alves Marques e Rodrigo Machado da Silveira, de Caçapava do Sul; Silvana Andrade, de Portão; Vitória Benazzi Almeida, de Santa Cruz do Sul; Julia da Rosa Severo, de Gravataí; Luiza Quinteiro, de Guaíba; Andréa Eloi, de Lajeado; Liliana Cardoso, de Porto Alegre; Odilon Ramos, de Santo Antônio da Patrulha; Romeu Weber, de Osório; Valdemar Camargo, de Campo Bom; Jorge Araújo, de São Leopoldo e Kayke Mello; de Santa Maria.

        No domingo, 10 de maio, o evento começa pela manhã, com a apresentação dos inscritos de cada região tradicionalista. A comissão julgadora já está definida e domingo à noite acontece a divulgação dos premiados.

O homenageado

      Wilson Araújo, considerado pelos tradicionalistas um dos maiores ícones da interpretação da poesia gaúcha e um dos mais conceituados declamadores do Rio Grande do Sul. Natural de Alegrete, reside, atualmente, em Terra de Areia.

      Foi campeão de concursos, como rodeios internacionais de Vacaria, Osório, Tramandaí, Bagé, Passo Fundo, Alegrete, Campeão dos Campeões Internacionais em Osório e Campeão dos Campeões do Fegart. Participante de diversos Festivais de Poesia e avaliador de eventos como Bivaque da Poesia Gaúcha (Campo Bom), Sesmaria da Poesia Gaúcha (Osório), Rodeio Internacional de Vacaria, Rodeio Internacional de Osório, Rodeio Internacional de São José(SC) e Rodeio Internacional do Mercosul (Gravataí), entre outros.

Nenhum comentário: