quarta-feira, 11 de março de 2020

Noite de muita cultura no CTG Glaucus Saraiva, do Grêmio Geraldo Santana

            Quando falamos em sustentabilidade falamos na capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou de um sistema. A conceituação de sustentabilidade aborda a maneira como se deve agir em relação à natureza. Além disso, pode ser aplicado desde uma comunidade, de uma sociedade, como o CTG, até todo o planeta.
             Esta foi pauta do primeiro evento cultural de 2020, promovido pelo CTG Glaucus Saraiva, responsável pelos assuntos de tradição e folclore do Grêmio Geraldo Santana. O encontro reuniu um considerável número de participantes na noite de terça-feira, 10 de março, e abordou o tema anual do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), definido durante o 68º Congresso Tradicionalista, em Lajeado. 

            Na ocasião, o historiador e jornalista Rogério Bastos apresentou o tema ‘Sustentabilidade e as novas gerações’, e destacou o tripé que embasa o projeto de autoria do tradicionalista Lucas Oliveira, da 5ª RT. "A sustentabilidade é alcançada através do Desenvolvimento Sustentável. Devemos seguir o tripé da sustentabilidade: o social, o ambiental e o econômico. Precisamos trabalhar esses três fatores de maneira integrada, para que a sustentabilidade de fato aconteça", afirmou Bastos.
              Além do bom público, a palestra, organizada pelo Departamento Cultural da entidade, sob chancela da diretora Simone Castilhos, e gestão de Prendas e Peões, também desfrutou da presença e conhecimento do casal Valdir e Neusa Secchi. Na bagagem, Valdir traz a experiência como coordenador da 1ª RT, ainda na década de 90, enquanto Neusa já ocupou o cargo de vice-presidente de Cultura do MTG e, atualmente, integra as Comissões Gaúcha e Brasileira de Folclore, além de ser autora de diversos livros sobre folclore.

            Outra presença ilustre foi a do presidente Ivo Izolan, que assistiu na integra a manifestação do palestrante e, ao final, falou da importância do tema. “Sou missioneiro, e como apreciador das tradições gaúchas, vejo nesta palestra um assunto importante para todos nós. O desenvolvimento sustentável e a preocupação com os recursos naturais são temas que precisam da atenção integral das novas gerações. Parabéns por esse importante olhar", pontuou o presidente geraldino.  

             O encontro foi encerrado com um delicioso jantar preparado pela equipe. De acordo com o patrão Paulo Nemitz, a palestra serviu de inspiração para as iniciativas que o CTG Glaucus Saraiva pretende implementar.


Fonte/Fotos: Liliane Pappen
Jornalista GSEGS

Nenhum comentário: