domingo, 1 de março de 2020

Por que o tema "200 anos da chegada de Saint Hilaire no RS" merece atenção especial - Parte IV

NA REGIÃO  METROPOLITANA

           O arraial de Viamão, mais conhecido pelo nome de Capela, entrou em quase completo abandono desde a fundação de Porto Alegre, melhor situada sob o ponto de vista comercial. No entanto, desde a cidade de São Paulo Saint-Hilaire não havia encontrado uma igreja comparável à da localidade, bem conservada, extremamente asseada e ornamentada com bom gosto.

             As imediações de Porto Alegre fazem-no lembrar o sul da Europa e tudo quanto ele tem de mais encantador. A cidade, situada em agradável posição numa pequena península formada por uma colina que se projeta sobre o Guaíba, conta com uma população de dez a doze mil almas. O porto dá calado para sumacas, brigues e galeras de três mastros. Ele conta cerca de trinta embarcações atracadas, mas o informam de que frequentemente esse número se eleva a cinquenta. A rua da Praia, comercial, é muito movimentada, com gente a pé e a cavalo, marinheiros e muitos negros carregando volumes diversos. Próximo ao cais fica o mercado, em que se vendem laranjas, amendoim, carne-seca, lenha, hortaliças e, nessa época do ano, pinhões. Mais uma vez Saint-Hilaire comenta que aqui as mulheres não se escondem, e acrescenta que, embora não havendo tanta vida social como nas cidades europeias (não há nenhum clube), não resta dúvida haver muito mais que nas outras cidades do Brasil. Vai a um pequeno baile, em residência particular, onde depara com cerca de quarenta pessoas entre homens e mulheres:

     "Ainda não tinha visto no Brasil uma reunião semelhante. No interior as mulheres se escondem e não passam de primeiras escravas da casa, ao passo que os homens não têm mínima Ideia dos prazeres que se podem usufruir decentemente. Aqui, dançaram-se valsas, contradanças e bailados espanhóis, algumas senhoras tocaram piano, outras cantaram com muita arte acompanhadas ao bandolim, e a festa terminou com pequenos jogos de salão. Encontrei modos distintos em todos. As senhoras falam desembaraçadamente com os homens, e estes cercam-nas de gentileza — sem contudo demonstrarem empenho de agradar, qualidade esta quase exclusiva do francês”.

Nenhum comentário: