terça-feira, 3 de março de 2020

Nota de Falecimento - Itamar Sebastião de Mattos

      É com enorme pesar que comunicamos o falecimento de Itamar Sebastião de Mattos, o Tio Preto, no auge de seus 89 anos.  Tio Preto, como era conhecido e carinhosamente chamado, entrou para o tradicionalismo em Santa Catarina em julho de 1970, quando fez o primeiro Rodeio Crioulo no Campo nacional de Capivari.

      O Preto, de seu nome, é da hora que nasceu, contava ele. "Eu tinha um irmão mais velho do que eu, era mais claro, como tiveram dúvida no nome que iriam dar, se Itamar ou Sebastião, resolveram chamar de pretinho. Nos Rodeios na hora de laçar chamavam o Preto Velho! E com a idade mais avançada, passaram a me chamar de Tio Preto"  -  contava ele.

     Tio Preto viveu a vida como peão de tropa, ganhando para viver, tropeando, porque era o que existia na epoca, pois não tinha ainda o transporte de gado e cavalos. Precurssor do tradicionalismo em Santa Catarina, foi presidente do MTG/SC por 5 gestões (1986/1988 - 2000/2002 - 2002/2004 - 2008/2010 - 2010/2012) de dois anos.

     "O Tio Preto tinha orgulho em dizer que o número da sua carteirinha Tradicionalista era o nº 1, ele foi um dos precursores do Movimento Organizado em Santa Catarina. Era muito querido e admirado por todos nós e adorava receber tradicionalistas em seu rancho. Tive a oportunidade de ouvir suas histórias lá junto com o prendado do MTG em 2014, quando ele nos alojou no CTG do Preto. Vai fazer muita falta, ainda mais nesse momento conturbado em que mais precisamos de nossos esteios no Estado. Mas tenho certeza que ele será muito bem recebido pelo Patrão Celestial" - escreveu Vitor Parmeggiani/SC .

      "Meus sentimentos à família do Tio Preto, aos Amigos e Companheiros e Companheiras Tradicionalistas. Que sua alma descanse em paz nos braços do Patrão Divino. Suas entradas triunfais nós Congressos e Convenções, puxando a fila e levando a Bandeira do MTGSC serão sempre lembradas, bem como suas mensagens e orações" - Francisco Fighera/SP.
   

Nenhum comentário: