quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Lançamento do ENART em Santa Cruz

Hoje a noite, no salão da Bier hauss, no Parque da Octoberfest, em Santa Cruz, é o lançamento da 26ª edição do ENART - Encontro de Artes e Tradição Gaúcha - que foi embrionado na longínqua década de 80, com o Festival do MOBRAL.

Tenho lido nas redes sociais muito sobre a "Carta de Vacaria", documento escrito e aprovado em 31/05/1991, durante o 1º Seminário Nacional de Danças Gaúchas, na cidade que dá o nome à ele. Estarei publicando esta carta no decorrer da semana, para mostrar, principalmente aos mais jovens esta carta. Tem gente que nasceu antes de 1986, dança o ENART e Rodeios e nunca ouviu falar dela.

Dançar...ah, o dançar, que causa tanto amor, tanto apego, mas ao mesmo tempo provoca o ódio e a discórdia. A expectativa é que, haja a Harmonia entre os participantes, e entre a organização. O evento não existiria sem musicos, sem dançarinos, mas também não existiria sem organizadores, sem liderança. Buscar o ponto harmonico é, com certeza, o equilibrio e a solução dos maiores problemas.O dificil é ceder. Dificil é largar o que está fazendo e ir discutir no plano do debate de idéias a regulamentação. Mais fácil é trocar farpas e ofensas públicas via redes sociais.

Hoje no lançamento do ENART, pra mim muito triste, pois tenho acompanhado o degladiar via redes sociais, mas lembro, que falei tantas vezes nas mesmas redes, que deveriam TODOS se mobilizarem pra debater na Convenção. Me pergunte: Tinha algum músico lá? Na questão da idade das prendas, alguém apoiou a Jessilena e a Tainá? Olha, tenho visto coisa feia, tenho visto judiarias....

Cabe aqui uma pequena história para aqueles que dizem: Não adianta ir lá, o que querem já tá decidido! Não é bem assim! "Em 2002, no Congresso de Caxias do Sul foi proposto retirar dos grupos de danças a faca, a espora e o chapéu. A mobilização foi tão grande (e lembro que fabricantes destes produtos ajudaram a mobilizar e contratar onibus) que a proposta caiu". Mas pela organização e contra-ponto. Cabe lembrar que enquanto havia os debates na Convenção, a maioria estava nos Rodeios. Ai meus amigos, ninguém consegue nada!!!!

Nenhum comentário: