sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Começa o ENART 2011

Neste final de semana, em Campo Bom, inicia a 1ª Inter regional do ENART 2011. Uma classificatória que levará os melhores em cada modalidade para a grande final em Santa Cruz do Sul. Mas nem sempre a competição foi tão acirrada. Conheça a história dos 26 anos do evento.

O ano era 1983. Na época existia um alto índice de analfabetismo no RS e no Brasil também. Foi criado o sistema MOBRAL na década de 70 no Brasil. A preocupação dos alfabetizadores era a evasão escolar.. As pessoas não freqüentavam as aulas, pois não tinham um estímulo. Nem merenda era oferecido aos alunos. Assim foram convidados gaiteiros e trovadores que faziam apresentações em rádios para fazerem o mesmo nas salas de aula. Os tradicionalistas aceitaram o desafio e começaram a freqüentar o ambiente escolar semanalmente sem dizer o dia. As aulas voltaram a encher.

O resultado foi tão significativo que varias regiões do estado começaram a adotar a iniciativa. Daí nesse clima surgiu a idéia de fazer uma grande competição entre os CTGs. Com o apoio da 5ª Região Tradicionalista, MTG e IGTF o concurso passa pelos municípios e ganha o estado. Era o Festival Estadual de Arte Popular e Folclore, o MOBRAL. Na época Praxedes Machado e Onésimo Carneiro Duarte estavam a frente do Movimento Tradicionalista. No ano de completar seu jubileu de prata do evento, Onésimo veio a falecer.

O evento foi apresentado ao prefeito de Farroupilha, que assumiu o evento em 1985 e foi denominado FEGART. Festival Gaúcho de Arte e Tradição. Farroupilha sediou o evento por 11 anos. Foi ai que Santa Cruz do Sul entrou na história para fazer história. Na 12ª Edição, em 1997, o então prefeito de Santa Cruz, hoje deputado federal, Sérgio Moraes, apoiou a iniciativa do Movimento Tradicionalista e abriu as portas para o Rio Grande. Em 1999 o FEGART, por uma ação jurídica da prefeitura de Farroupilha, houve uma troca de nomenclatura, e o antigo Festival do MOBRAL e FEGART passou a se denominar ENART, Encontro de Artes e Tradição Gaúcha. Este ano vai para sua 15ª Edição em Santa Cruz. Desde sua origem, no festival do MOBRAL são 35 edições.

2009 vieram grandes novidades: A transmissão via internet e a força B. A criação da força "B" deu a chance para centenas de jovens tradicionalistas que viram nesta modalidade a possibilidade de realizar um velho sonho: ser campeão de danças do ENART.

A pulsação... a adrenalina... a chance, que pensavam nunca ter, de dançar a integração ao lado de veteranos grupos do FEGART, do MOBRAL, do ENART, como um concorrente, de igual para igual... pois é... a força "B" deu esta chance.

A transmissão via internet é um caso interessante que vamos analisar separado daqui. Não existia. O que tinha pra contratar era mui caro. Fizemos. Ai vieram as criticas e o "achismo". Mais tarde os "profissionais" (esses são bons - dão belissimas histórias, pois são sonhadores).

Seguem algumas dicas, de Toni Sidi Pereira, que podem ajudar a minimizar os fatores psicológicos da competição:

1. Divisão de tarefas - É a hora em que cada um deve ser responsável por um tipo de função. Coordenadoras, Patrões, carregadores. Nada de sobrecarregar o instrutor.

2. Preparação antecipada - Se a sua equipe estiver pronta, no mínimo, uma hora antes da apresentação, com certeza estará preparada para eventuais problemas de última hora. Não deixe que os pequenos atrasos, ou eventuais esquecimentos aumentem a ansiedade do grupo. Cuidado como calor. Algumas indumentárias são muito quentes, por isso, cuidados com a hidratação e com os efeitos fisiológicos que o aumento da temperatura corporal pode gerar.

3. Aquecimento adequado - Todos sabem que o aquecimento é importante, não só por razões fisiológicas, mas também por motivos psicológicos. O aquecimento ajuda a controlar a ansiedade, melhora a adequação do nível de vigilância, ajuda a manter o dançarino focado, cria uma elevação de nível de ativação emocional.
Nesse aquecimento brincadeiras ajudam. Rezar sempre é bom, mas cuidado com o excesso de emoção tipo reza prolongada. Não leve para o plano espiritual o que é comportamental.

Após o sorteio use o pequeno tempo para uma concentração no que será feito no momento da apresentação, estimulando a concentração e eliminando a insegurança. Relembre as principais cobranças de ensaio e possíveis erros para que não se repitam, mas cuidado como foco, não fique apenas no problema, estimule os pontos fortes.

Mantenha sua equipe sempre motivada. "Superação é ter humildade de aprender como passado, não se conformar com o presente e desafiar o futuro." (Hugo Bethlem)

Um comentário:

iara disse...

PALAVRAS SABIAS ROGERIO. CONCENTRAÇÃO DISCIPLINA E TUDO MAIS FAZ COM QUE POSSAMOS ALCANÇAR OBJETIVO . IARA DT CONTINENTE DE SAO PEDRO