segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O que deve ser financiado pela Cultura do RS?

Quando li as barbaridades sobre "acabar com a cultura campeira no RS" vinda da elite intelectual, lembro o quanto a "elite campeira" faz falta para nós. Quando falo em "elite campeira" lembro nossos teóricos, homens que pensavam a tradição como filosofia.

Nosso Secretário de Cultura do RS (ainda que com essa vontade de acabar com o campeirismo hegemônico como ele diz) ainda é mil vezes melhor que a sua antecessora, que dizia gostar do campeirismo mas seu projeto de governo para a cultura era limpar as estátuas que andavam sujas. Deus! Ai pergunto pra quê estudo....
Mas nosso, como chama... ah, Egrégio (nobre, ilustre, admirável) Conselho Estadual de Cultura, que analisa os projetos culturais de nosso estado e que, raramente aprova rodeios e semanas farroupilhas pelo estado mas aprova um filme como: Wood & Stock - Sexo, Orégano e Rock'n'Roll . Vocês sabem o que é isso? Cliquem no título do filme, que linca com o You Tube e vejam pelo que nós pagamos (tipo R$1 milhão).
O CEC diz que o governo tem que pagar a maior festa popular do estado. O estado diz que não tem dinheiro, que deve ser financiado pela iniciativa privada. Ninguém dá os beneficios que a Iniciativa privada precisa. E quem sofre é somente os que fazem a festa acontecer.
Nenhum evento, em lugar algum, consegue acontecer sem financiamento. Os artistas precisam de financiamento. O artista precisa fazer cultura. Mas cultura Politiza o povo e, isso, os governantes não querem.

Um comentário:

Jeandro Garcia disse...

Justamente amigo!

Vale lembrar que a alguns anos atrás a secretaria de Cultura liberou para o Carnaval 1,6milhao, enquanto a semana Farroupilha do mesmo ano ganhou R$ 700mil!! 1/3!

O Acampamento Farroupilha movimenta quase 1milhao de pessoas, o Carnaval cabe em suas arquibancadas 30mil. O acampamento é no mínimo 7 dias de evento, e a cidade comparece em peso. O carnaval são 4 dias, e grande parte da cidade comparece, mas no litoral e parentes do interior.

Para finalizar a prefeitura busca com o PAC 30milhoes para terminar o sambodromo, e ja foram gastos 16milhoes somente com aluguel de arquibancadas.

E um monte de politico preocupadíssimos com os banheiros locados para o acampamento, passado o acampamento eles só pensam no carnaval, mas em mandar verbas, e só.

Jeandro Garcia
@cultura_gaucha
www.turismonosul.com.br