domingo, 21 de agosto de 2011

Surge a província no coração da capital

Estivemos no Parque da Harmonia, neste domingo, 21 de agosto, frio, Inter x Flamengo jogavam no Beira Rio, o CTG Glaucus Saraiva fazia seu concurso interno (onde os recrutas da tropa de elite concorriam) e vimos a pequena provincia se erguendo onde, durante o ano todo, é um parque temático, habitado por moradores de rua e, nos finais de semana, por Portoalegrenses que vão assar seu churrasco na beira do Guaiba.
 O Parque da Harmonia em março de 1987 recebeu o nome de Parque Maurício Sirotsky Sobinho. Neste ano foi realizado o 1º Acampamento Farroupilha. Nos anos anteriores não havia acampamento, e sim grupos de amigos ou piquetes que ficavam na área de fazendinha. Eles cavalgavam até ao parque, um ou dois dias antes do desfile de 20 de setembro, fazendo do parque uma pousada ou ponto de concentração, reunindo diversos CTG’s e Piquetes que acampam até hoje.


No decorrer dos anos, o acampamento foi tomando forma, crescendo, e ao longo dos anos aboliu o uso de lonas coloridas e pretas, adotando galpões de costaneira, temáticos.
 Os mais antigos freqüentadores do parque da Harmonia faziam suas gauchadas bebendo e tocando gaita ponto e violão, principalmente nos finais de semana, quando o local é muito freqüentado por famílias que gostam de fazer ali, o seu churrasco, devido a grande quantidade de quiosques existentes.
Desde 1987, os acampamentos foram misto entre CTG’s, DTG’a, piquetes, famílias, associações e entidades afins. Neste ano comemoramos 24 anos do Acampamento Farroupilha de Porto Alegre.
O espírito da Provincia se levanta dentro do coração da capital gaúcha. A Metrópole se rende por um mes às tradições do Rio Grande. Dia 3 param as obras e no dia 07 é  a abertura do Acampamento.


Encontramos durante o passeio meu amigo Elton Saldanha, que recentemente, esteve com os cavaleiros da Paz no Canadá. E hoje chegamos a marca de 86.200 acessos, obrigado pela visita.

Meu amigo Daniel Serafim, o fotografo das construções no Harmonia, publica mais fotos e textos no Porto Imagem. (blog.portoimagem.com)

2 comentários:

Daniel Serafim disse...

Bah, ficou louco de especial. Até que deu pra aproveitar algumas fotos ai.
Tchê, posso utilizar parte do texto e imagens no Porto Imagem? Vou fazer a referência ao teu blog citando a fonte.
Abraços

jordana janke disse...

fico feliz pq temos o privilegio de ser gaúcho!!!! amo amo amo sem moderação meu rio grande minha tradição!!! viva setembro