quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Contos Gauchescos - O Filme

O filme "Contos gauchescos - Simões Lopes Neto nas telas", que relata a vida do grande escritor pelotense, teve parte das filmagens gravada em São Gabriel, no ano de 2008.

Os dois curtas metragens, "Os cabelos da china" e "Jogo do osso", tiveram como cenários a Chácara dos Caum, Estância Inhatium, Estância Santa Marta e outros locais na zona rural de São Gabriel.

Os outros quatro curtas metragens, todos de 25 minutos cada, que completam o filme, são adaptações dos contos "As trezentas Onças", "Contrabandista", "No Manantial" e "Negro Bonifácio".

Cultura gauchesca

Do diálogo entre imaginação literária e realidade, invenção e memória, surgem traços marcantes da cultura gauchesca no documentário: o espírito combativo, a cultura da carne e do sangue, a mentalidade fatalista do amor e da vida, a moral armada de adágios. De todos os traços, fica evidente uma tensão de vida e de morte nas histórias narradas. Uma cultura sangüínea perpassa os casos de amor e de guerra, os códigos de honra, a própria arquitetura do mito do gaúcho - sua construção e sua falência.

Cenários

Blau Nunes percorre várias regiões do Rio Grande do Sul, em lugares que compõem os contos e lendas apresentados no filme. Entre os cenários percorridos estão o lendário Cerro do Jarau, em Quaraí, os horizontes largos de Uruguaiana, a Barra do Quaraí, as cidades históricas de Piratini e Jaguarão, cruzamentos de fronteira entre Brasil e Uruguai, as paisagens de Rosário do Sul e Bagé. A cidade de Caxias do Sul e a região dos Campos de Cima da Serra, desde o distrito de Criúva até o município de Pinhal da Serra, na divisa com Santa Catarina, têm destaque no documentário.

Ficha Técnica:

Direção: Henrique de Freitas Lima (ficção) e Pedro Zimmermann (documentário)
Roteiro: Henrique de Freitas Lima e Pedro Zimmermann
Fotografia e Câmera: Eduardo Amorim
Direção de Arte: Adriana Borba
Música: Sergio Rojas
Montagem: Cesar Custodio
Direção de Produção: Gina O'Donnell e Fernando Marques
Consultor: Colmar Duarte

- Clique nos títulos em vermelho e asssita os traillers dos filmes -

Nenhum comentário: