segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Palestra no Cfor Avançado

No sábado estive palestrando sobre organização de eventos, planejamento e oranização de departamentos de CTGs e Regiões durante mais um Cfor Avançado (Curso de formação Tradicionalista).

Os eventos podem ser classificados como institucionais e promocionais (aqueles com perfil comercial). De forma mais abrangente, são considerados como folclóricos, cívicos, religiosos, políticos, sociais, artísticos, científicos, culturais, campeiros, desportivos, técnicos, entre outros.

O planejamento de um evento é fundamental. Tudo aquilo que é anotado, pesquisado, analisado e seguido com critérios tem grandes chances de acertos e uma pequena margem de erros e imprevistos. Toda recepção, convenção, seminário, encontro, show, baile, reunião ou palestra deve ser planejada para ser bem sucedida como se fosse a apresentação de um verdadeiro espetáculo.

Tudo é planejamento. Da mesma forma as entidades tradicionalistas filiadas ao MTG fazem seu trabalho de planejamento para chegar ao final do ano de forma positiva, o MTG realizou durante um longo período, com profissionais e gente do meio tradicionalista, um Planejamento Estratégico até o ano de 2015. Este modelo de planejamento pode servir de base para os coordenadores regionais desenvolverem suas atividades e, o mesmo, as entidades, prendas e peões podem fazer, colocando os resultados encontrados nas pesquisas, em prática.
 Organizar eventos e mesmo um calendário é algo complexo, que leva em conta muitos elementos. O evento é algo que acontece “ao vivo”, e qualquer falha comprometerá a imagem da organização. Para tentarmos chegar ao final do evento atingindo os objetivos estabelecidos temos que levar em conta um criterioso planejamento.

Nenhum comentário: