domingo, 22 de agosto de 2010

Tecnicas para palestrar e se comunicar

Falar em público refere-se à capacidade de transmitir idéias, de informar, de convencer as pessoas. Ser um bom expositor torna você visível, destacado, em foco. Fazer uma exposição em público é fazer propaganda com sutileza, exibindo habilidades, sem apregoa-las.
Alguns elementos podem fazer a oratória fracassar, fique atento:
- Nunca vacile na oratória, seja firme, convincente, ou seu interlocutor não confiará no seu discurso.
- Se não tiver base de apoio suficiente para suas idéias, conceitos ou informações, poderá perder a atenção do público- Não falhe por essa falta de base teórica e nem pelo excesso, não encha o público de informações técnicas, pois a palestra, a exposição, não é pra dar diploma de doutor ou mestre, mas para despertar a vontade daqueles que querem mais informações.

- Não deixe sua voz cair na monotonia, com um discurso frouxo, mesmo estando convicto da palestra, ao chegar à frente do público, sua voz diz que não irá convencer nem você mesmo.

- Mau humor é o maior inimigo do palestrante. Não seja mau humorado e nem chato. Não que isso diga que você tenha de ser um “palhaço”, nem tão pouco tenha de apelar para a vulgaridade.

A ironia com estilo, que subentende uma informação, além de demonstrar inteligência, brilho e preparo intelectual, levará o público a ficar ao seu lado. A platéia deve ser estudada antes de qualquer tentativa de brincadeira, pois se usar uma ironia, e tiver de explicá-la , significa que sua atitude não foi bem interpretada pelos ouvintes.

Nenhum comentário: