terça-feira, 17 de agosto de 2010

Lançado o Livro do temario da semana farroupilha

Lançado o livro tema dos Festejos Farroupilhas de 2010, intitulado “Farroupilhas: Ideais, Cidadania e Revolução”. A obra, uma publicação do Movimento Tradicionalista Gaúcho, contou com a participação de convidados das mais diversas áreas, como o Presidente do IGTF, Manoelito Carlos Savaris, da jornalista, Mariana Mallmann, o ex-Diretor da FCG/MTG, Rogério Bastos entre outros pesquisadores.

"Meu capítulo tratou dos ideais farroupilhas. Busquei as ideias da revolução francesa, em seus pensadores iluministas, para entendermos de onde vieram as contribuições que provocaram o levante da Província. Quanto a obra em si, esteticamente falando, acredito que faltou um pouco de criatividade para a capa causar impacto, pois o conteúdo é bom. Já a diagramação, deixou a desejar também."

Dividido em 11 capítulos, o livro busca explorar cada um dos aspectos da Revolução Farroupilha abordados pelo tema anual do evento. O último capítulo, inclusive, trata da aplicação pedagógica do temário para ser trabalhado em sala de aula, feito pela pedagoga Odila Paese Savaris. Com 160 páginas, terá tiragem inicial de 7,5 mil exemplares a serem distribuídos gratuitamente para escolas públicas e entidades tradicionalistas.

Nenhum comentário: