terça-feira, 17 de agosto de 2010

Os Pensadores Iluministas e seus ideais

John Locke (1632 – 1704)

O inglês John Locke escreveu os "Dois Tratados sobre o Governo", a sua principal obra de filosofia política, tinha como objetivo contestar a doutrina do direito divino dos reis e do absolutismo real. Baseava sua crença no poder da educação como transformadora do mundo. Afirmava que o mal não era parte de um plano de Deus, e sim produzido por um sistema social criado pelos indivíduos. Por isso, poderia ser modificado também por eles. Dele os farroupilhas extraíram o principio da legitimidade para o enfrentamento de um poder que ameaçava a propriedade e a soberania rio-grandense, introduzindo a noção de limite à soberania no Estado, de forma que admite que toda vez que o governo ameaçasse a propriedade dos cidadãos se verificaria uma violação do contrato social, legitimando com isso o direito a revolução.
Charles-Louis de Secondat, o Barão de Montesquieu (1689 - 1755)

O frances Montesquieu, foi um dos grandes filósofos políticos do Iluminismo. Ele tentou explicar as leis humanas e as instituições sociais: enquanto as leis físicas são regidas por Deus, as regras e instituições são feitas por seres humanos passíveis de falhas. Definiu três tipos de governo existentes: republicanos, monárquicos e despóticos, e organizou um sistema de governo que evitaria o absolutismo, isto é, a autoridade tirânica de um só governante. Fazia fortes críticas à sociedade francesa e européia e, principalmente, à religião católica e à igreja, sendo a primeira vez que isso aconteceu no século 18.
De Montesquieu, os farrapos utilizaram a idéia de divisão dos poderes, baseadas num sistema que estabeleceria uma união harmônica, buscando a estabilidade do grupo social. Era a adoção de um governo constitucional representativo.

Jean-Jacques Rousseau (1712-1778)

Rousseau escreveu dezenas de obras num estilo que poderíamos chamar de ensaio filosófico. Tendo nascido na Suíça, estabeleceu-se em Paris em 1742, onde fez amizade com os filósofos enciclopedistas, entre os quais Denis Diderot e Condillac.
"O Contrato Social" é considerado uma das obras fundamentais da filosofia política. Rousseau parte do pressuposto de que é impossível retornar ao estado de natureza. O homem em estado de natureza participa de uma condição sem lei nem moralidade. Só um contrato com seus semelhantes oferece as bases legítimas para uma vida em sociedade. É preciso, então, criar uma forma de associação que defenda e proteja a pessoa do uso da força. Longe de ser um pacto de submissão, o contrato social é um pacto de associação entre os homens. No estado civil, preconizado por Rousseau, o soberano é a vontade geral.
De Rousseau os liberais farroupilhas extraíram as idéias de liberdade ou direitos individuais do homem, que é bom em estado de natureza, podendo este, ser corrompido pelo meio social em que vive. Mas justifica o direito dos homens mudarem o governante se este não pertencer à vontade geral.


“(...) sempre haverá um grande número de tolos, e uma boa
multidão de patifes. Mas os pensadores, mesmo em número pequeno, serão respeitados [..] Esteja certo que tão logo as pessoas de bem se unam, nada mais poderá detê-las. [...] Chegou o tempo em que homens como você devem triunfar[...] Afinal, nosso partido já vence o deles em matéria de boa educação."
(Voltaier - Carta a Helvitus, em 15.9.1763)


O Liberalismo pode ser compreendido como uma espécie de ordem política baseada na liberdade individual dentro de uma lei. Este pensamento iniciou na Inglaterra por volta do século XVII com seu ápice no século XIX, servindo de inspiração para os movimentos revolucionários europeus e de base para a tradição política dos Estados Unidos.

33 comentários:

bla disse...

muito explicativo!!!!!

Anônimo disse...

os site e muito bom pois e um dos unicos hoje em dia que mesmo resumindo consegue explicar coimo nem um outro consegue.
aqui fica o parabens de todos os professores de historia e dos alunos do colegio paraiso infantil.

Roberta_Soares disse...

otimo isto

olf disse...

foi uma beleza esse site pra mim , bem resumido , bem legal , minha amiga leticia Borges Korechi amo , S2' amo muito mesmo , E um beijo , e um abraço pra escola Ary de Souza borges

Anônimo disse...

Depois de muita procura achei esse site, e foi ótimo por que achei tudo resumidinho e bem explicado quanto a suas ideias, quanto quem era o pensador.. Valeu (y)

Anônimo disse...

Achei um otimo site pois me ajudou muito obrigado!!!

Anônimo disse...

....so o site para encontrar um resumo bem explicado,vai me ajudar a tirar um 10,00 na prova de historia,aqui fica um grande abraço dos professores e alunos da escola agropalma......bjs

Mikael disse...

muito bom só faltou alguns pensadores aí!

Anônimo disse...

muito bom, achei que deveria estar mais pensadores :/ mais o resto esta otimo!

ronaldo disse...

muito legal valeu por me ajudado no trabalho de historia =)

Anônimo disse...

muito legal e muito explicativo.

Anônimo disse...

adorei muito explicativoo

Anônimo disse...

ADOREI ESTE SITE TIREI MINHAS DUVIDAS VALEU!

Anônimo disse...

muito bom este site bem explicadinho, pois agora eu preciso do resumo disto, tem como fazer?

Anita Machado Spellmeier disse...

bah,valeu pela ajuda ae.
muito bom :D

Anônimo disse...

me ajudou muuitto no meu trabalho de HISTORIA adorei

Anônimo disse...

Muito bom gostei muito

Anônimo disse...

O site e otimo mas tem como resumir isso??

poliana disse...

isso é muito bon é otimo tudo muito serto

Anônimo disse...

Gostei muito deste blog, mas espero que tenha mais pensadores !
Meus Parabéns, excelente.

Anônimo disse...

Muito bom, gostei muito das explicações. Me ajudou bastante com os deveres d3 casa. Ótimo, obrigado.

Unknown disse...

Ainda falta 1 pensador!
o Kant

Unknown disse...

eu adorei esse site me ajudou muito,pois explica muito bem a historia de alguns iluministas

Unknown disse...


EXCELENTE...Parabens um site de qualidade.


beijos bgadoooooo

Anônimo disse...

o melhozim que ta tendo

Anônimo disse...

Valeu esse site ajudou pra ***** :)

Anônimo disse...

Muito bom esse site

Anônimo disse...

Me ajudou muinto

Marco Campos. disse...

Não encontrei o filósofo iluminista Jeremy Bentham, objeto de questão na OAB.
Embora não sei porque a OAB acredita que para trabalhar como advogado o examinando deve ser profundo conhecedor dos pensamentos de centenas de filosofos.

Anônimo disse...

amei me ajudou muito ;)

Anônimo disse...

Bom, mas não são só esses pensadores...

DWD@ COST@ disse...

Gostei ! me fez compreender minha essência !

Unknown disse...

Muito bom,mim ajudou bastante👏👏😙🍃