segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Revolução Farroupilha - A guerra em si

Em 1835 os farroupilhas deram inicio ao movimento armado. Na tarde de 19 de setembro, uma tropa de 200 farrapos acamparam nas proximidades da capital, pronta para invadir a cidade, comandados por Gomes Jardim e Onofre Pires. O Visconde de Camamu com a Guarda Nacional tentaram surpreender os farroupilhas, mas o Cabo Rocha atacou com sua tropa na ponte da azenha, vencendo os imperiais e ferindo o comandante. Na madrugada de 20 de setembro, Bento Gonçalves entrou triunfal em Porto Alegre, aclamado pelo povo, tomando a cidade oficialmente. O Presidente da Provincia, Antonio Rodrigues Fernandes Braga, fugiu para Rio Grande.

Bento exigiu que o governo central nomeasse um governante para a provincia que tivesse interesse em seu progresso. De comum acordo foi nomeado o Dr. José de Araújo Ribeiro para governar a provincia. Preocupado com a tensão politica na capital, Araujo Ribeiro tomou posse em Rio Grande, com Bento Manoel Ribeiro ao seu lado como comandante das armas. Este passava do lado dos farroupilhas para o lado legalista. Uma das primeira preocupações dos legalistas foi retomar a capital. Em 15/06 de 1836 Porto Alegre foi retomada pelos Imperiais, o que permanceu até o fim, dando o título de "mui leal e valorosa cidade de Porto Alegre".

O movimento revolucionário alastrou-se par ao interior e, na batalha do Seival, perto de Bagé, dia 11/09/1836 , Antonio de Souza Netto proclamou a Republica Rio-grandense. Com a capital nas mãos dos legalistas, a Vila de Piratini foi escolhida como sede da nova República.

Bento que estava em Viamão cercando Porto Alegre, soube da noticia da proclamção, levantou acampamento e partiu para a campanha. Quando,em Triunfo, cruzava pela Ilha do Famfa foi atacado e derrotado por Bento Manoel Ribeiro, Joaquim de Andrade Neves e o ingles John Grenfell.

Os principais chefes da República foram presos e mandados para Porto Alegre e depois para o Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: