domingo, 8 de agosto de 2010

Dias dos pais... uma data importante

Uma frase que sempre ouvimos: "Mãe é uma só!!!!" Mas pai também é só um. Não vamos confundir pai com aquele que faz, que fornece material genético para a procriação. Vamos chamar de pai, aquele que fornece elementos que contribuem para o desenvolvimento do filho. Quem é o pai? Quando falamos essa palavrinha de tres letras vamos lembrar aquela figura durona que na sua ausência é lembrado como temor para evitar as ações negativas dos filhos. Lembramos também daquele homem que, com a barba ainda cerrada no rosto, é chamada de desatualizado por não entender das novidades da informática.
Mas o Pai é um ser humano como todos os outros com suas fraquezas, medos, ânsias e esperanças. Meu pai me ensinou que ser Pai é ser humilde quando poderia se exaltar. É aquele que muitas vezes chorou baixinho, longe, para não ser visto, pois muitas vezes com o coração partido, endurece para dar uma sentença como um juiz inflexível. Ensinou-me também que ser Pai é estar ao lado da família, mesmo estando distante na luta do dia-a-dia. É chegar cansado e ter que jogar uma partida de futebol. É encher-se de orgulho ao ver o filho vestindo a camisa do seu clube do coração e comemorar abraçados a classificação do seu time ou um grande título. Ser Pai é buscar nas noites mal-dormidas as respostas para os enigmas da vida para poder transmitir os ensinamentos àqueles que acreditam que ele tem a resposta para tudo.
Nós homens, passamos a infância e a adolescência provando nossa hombridade. Chorar não nos é possível, pois já diz o velho ditado: “Homem que é homem não chora!”. Mas lá estamos nós, pais, adultos que acompanhamos desde o primeiro momento o desenvolvimento de nossos filhos, participando daquilo que as mães chamam de sentir a vida nascendo dentro de si. Ser Pai meus amigos, é sofrer quando o filho esta doente e não poder faltar o trabalho e, prometer que naquele final de semana estará junto e poderá mostrar seu amor, ensinar a viver e brincar com ele. Ser pai é disputar o espaço que a natureza não lhe deu e poder dar mamadeira pro filho, imitar balbucios bobos, escondendo-se pra não dizer que você está louco.
Mais tarde ser avô... A doce arte divina de ser pai e filho ao mesmo tempo. Também de ser o guardião das “artes” e amigo íntimo dos netos. Confidentes. Que jogam cartas horas e horas a fio.
Enquanto as mães dizem que a namorada não serve para o filho, o pai acha que o namorado nunca é bom o suficiente para sua filha. O pai ensina o filho a ser macho, não chorar e a mãe insiste em educá-lo emotivo. Uma mescla de rudeza e amabilidade. Quantas vezes vibramos e nos emocionamos juntos e nos orgulhamos das conquistas dos filhos e daqueles que amamos? Enquanto escrevo, choro. Por isso vivo cada momento ao lado de meu pai, e de meu filho. Amo-os. Respeito-os. E crio meu filho para que siga seu caminho mas com a mala de garupa cheia de elementos que com certeza farão dele um homem honrado. Que irá preservar a nossa maior riqueza. Nosso nome. Feliz dia dos Pais!!!!!

Nenhum comentário: