quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Cronologia da historia - 25/08 e o POSITIVISMO

1804 - O governador Paulo da Gama oficia ao ministro dos Negócios Ultramarinos, pedindo a nomeação de um juiz letrado para a Vila do Rio Grande de São Pedro.

1840 - O presidente da Província, General Soares Andréa, declara terminadas as negociações de paz com os rebeldes.

1880 - A Gazeta de Porto Alegre publica, em suas colunas, o retrospectivo histórico do movimento positivista no Brasil.

1884 - Funda-se, no Rio de Janeiro, o Clube Republicano Rio-Grandense.

Fonte:CP

O que é o POSITIVISMO?

"Tudo é relativo, e isso é a única coisa absoluta” Fundamento do Positivismo.

O positivismo de Auguste Comte consiste na observação dos fenômenos, se opondo ao racionalismo e ao idealismo, através da promoção do primado da experiência, única capaz de produzir a partir dos dados concretos (positivos) a verdadeira ciência, sem qualquer atributo teológico ou metafísico (estados que ele designava como uma especie de estágios par a concepção da realidade humana), subordinando a imaginação à observação, tomando como base apenas o mundo físico ou material.


O Positivismo não permite que a ciência investigue a causa dos fenômenos naturais e sociais, considerando este tipo de pesquisa inútil, voltando-se para a descoberta e o estudo das leis (relações constantes entre os fenômenos observáveis). Em sua obra Apelo aos conservadores (1855), Comte definiu a palavra "positivo" como: real, útil, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático.

O Positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. Assim sendo, desconsideram-se todas as outras formas do conhecimento humano que não possam ser comprovadas cientificamente. Tudo aquilo que não puder ser provado pela ciência é considerado como pertencente ao domínio teológico-metafísico caracterizado por crendices e vãs superstições.


Para os Positivistas o progresso da humanidade depende única e exclusivamente dos avanços científicos, único meio capaz de transformar a sociedade e o planeta Terra no paraíso que as gerações anteriores colocavam no mundo além-túmulo.

Nenhum comentário: