quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Lenço de pescoço

O lenço do gaúcho, em sua evolução, desceu da cabeça ao pescoço de início ainda com as pontas para trás. Popularizou-se ao ser adotado, politicamente, como designativo de cor partidária. Para destacar a cor-símbolo de luta, surgiu o lenço gaúcho nos moldes atuais, atado ao pescoço e solto ao peito.
O lenço gaúcho surge no Rio Grande do Sul como meio de distinção entre os federalistas e os republicanos. Gaspar Silveira Martins, político liberal, fundou o Partido Federalista adotando a Lenço Vermelho (Maragato).
Como um símbolo de luta, Júlio de Castilhos, político aliado do Governo Federal, defendia o Partido Republicano e tinha como símbolo o Lenço Verde (Pica-paus).
Mais tarde, o General Flores da Cunha, ao fundar o Partido Republicano Liberal, adotou o Lenço Branco (Chimango).

Foi a partir do poemeto “Antonio Chimango”, onde Ramiro Barcelos, com o codinome Amaro Juvenal, satirizava o governador da época, Antonio Augusto Borges de Medeiros, que os republicanos ficaram conhecidos como chimangos.
As cores mais tradicionais são a branca e a vermelha, que se popularizou a partir da Revolução Federalista (1893).
Hoje, o lenço de pescoço é peça integrante da indumentária gaúcha, e sua cor não mais reflete posição político-parti
dária.
O lenço gaúcho consiste em um tecido quadrangular, geralmente seda, de cor única, exceção ao xadrez miúdo (carijó) e nunca de tecido estampado. As cores mais usadas são as históricas - vermelho e branco, ressaltando que o lenço preto representa tradicionalmente o sentimento de luto. Diversas são as formas de atar o lenço sendo oito as mais tradicionais:

 nó tradicional, comum ou getulista, por ter sido usado pelo Presidente Getúlio Vargas, foi adotado pelos chimangos, sendo, portanto, feito em lenços de cor branca,

 nó quadrado , quatro pontas ou rapadura foi adotado por Assis Brasil, que era maragato sendo usado nas cores vermelha ou preta (luto),

 bago de touro ou três galhos;

 nó ou tope farroupilha, muito usado de 1935 em diante pelos revolucionários farrapos,

 nó apaixonados ou de corredor, usado em qualquer cor de lenço,


 nó pachola, por representar a alegria, pode ser usado em qualquer cor de lenço, exceto a preta, que significa a tristeza do luto,


 nó crucifixo, usado somente em festas religiosas, podendo ser atado em lenço de qualquer cor.

2 comentários:

Luciano disse...

Costumo fazer esse farroupilha, porém sem o tope dos lados. Fica como o quadrado mas na diagonal. Qual nó é esse?

Unknown disse...

Esse nó é conhecido como coração de potro