domingo, 22 de agosto de 2010

Concursos integrados, experiencia que deu certo


Desde 2006 a coordenadoria da 22ª região tradicionalista vem inovando em termos administrativos e tem feito crescer o interesse nas entidades filiadas daquela região. Retomaram as tertúlias de integração, em que os CTGs se reúnem para apresentar seus talentos. Em uma das tertúlias realizadas, na data de entrega das pastas-relatórios das prendas e peões candidatos da região, foi feito um grande desfile ao lado dos Patrões, fazendo os jovens sentirem-se extremamente valorizados. Em concursos anteriores os CTGs indicavam, ou mesmo ficavam sem representação pois não havia comprometimento nem por parte dos candidatos e nem por parte das patronagens.

Neste contexto reuniram os patrões e sugeriram fazer um só concurso para todos os CTGs, ficando a coordenadoria responsável pelas comissões e integralizar o concurso, entregando os envelopes com resultados aos patrões. Escolheu-se o lugar para o concurso coletivo, a metodologia e critérios foram iguais para todos que, ao sair do concurso, tinham no mínimo a noção do que seria o regional e o estadual. E não pararam por ai. Após a realização do concurso interno das entidades coletivamente, passaram a preparar com aulas mensais para estudar e elaborar os projetos para as demais fases. Com isso a 22ª região elevou o nível cultural de suas prendas e peões, além de promover uma belíssima integração na região.

As inovações da 22ª região não passaram em branco e a 1ª RT colocou em pratica em suas sub-coordenadorias o concurso integrado.. Vi no perfil do Orkut do Vitor, patrão do Gaúcho do São José, um trabalho extremamente importante que eles fazem voluntariamente. Agora a 6ª RT quer fazer também. A 11ª me parece que já colocou em pratica também essa idéia. O Rio Grande deveria aproveitar essa experiência fantástica que deu certo em tantos lugares.

Vantagens
- Com uma só metodologia e critérios extremamente iguais, qualifica e valoriza as prendas e peões dos CTGs da Região.
- Mesmo não competindo entre si, muitos, que antes eram escolhidos de qualquer jeito, agora tem um ano para se preparar para o regional vendo o trabalho dos outros no mesmo local.
- Mesmo que o concurso ocorra simultaneamente, o CTG pode fazer sua cerimônia quando quiser, ficando de posse do resultado. Em alguns municípios pode-se fazer uma grande festa da cidade (premiando inclusive aquela que com a maior nota do concurso dos CTG do município, já ser a prenda farroupilha.)

Nenhum comentário: