segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A Republica se organiza

Sabendo da prisão de Bento os farroupilhas se reuniram em Piratini e organizaram a República orientados por Domingos José de Almeida. Declararam a República uma nação independente com governo próprio. escolheram Bento Gonçalves da Silva para ser o Presidente, mas como estava preso, foi substituido por José Gomes de Vasconcellos Jardim. Ele organizou os ministerios da República e permaneceu Presidente por um ano.

Em 11 de março de 1837, liberais revolucionários rio-grandenses que moravam no RJ conseguiram resgatar da prisão alguns dos líderes farroupilhas mas Bento foi tranferido pro forte do Mar na Bahia. No dia 10 de setembro de 1837. Bento conseguiu fugir do Forte do Mar, graças ao auxilio de amigos que ajudaram a retornar ao sul. Depois de ter ficado escondido por amigos em Salvador, Bento seguiu de barco para Santa Catarina. De lá foi à cavalo para Viamão, de onde seguiu para Piratini assumindo a Presidencia da República.

O ano de 1837 foi o ano de auge da República. Organizaram os serviços de correios, fabricas de fumo, selarias, ferrarias, organizou-se a administração de fazendas, exportação de gado, couro e sebo. Criou-se o jornal "O Povo". Criou-se o escudo, a bandeira e o Hino para representar a nova república. A moeda era a mesma do imperio, só que serradas ao meio e cunhado o valor da República. Quando os revolucionários derrotaram as forças imperiais em Rio Pardo, em 1838, prenderam a banda de música imperial, dirigida pelo maestro mineiro Joaquim José de Mendanha e este, fez o Hino que se tornou o hino da vitória e, posteriormente, Hino Rio-grandense.

Em janeiro de 1839 os farroupilhas sairam de Piratini e levaram a capital para Caçapava, uma região mais afastada e bem mais protegida.

Nenhum comentário: