terça-feira, 3 de agosto de 2010

As façanhas de Garibaldi e o fim da guerra

Giuseppe Garibaldi, italiano que chegou a Piratini em 1837, foi apresentado a Bento ainda na prisão, se encarregou de construir os barcos para formar a esquadra naval Rio-grandense. Contando com o apoio do experiente John Griggs e de alguns voluntários, em pouco tempo construiu os lanchõe spara navegar pela Laguna dos Patos. Com um plano ousado, Garibaldi levou os lanchões puxados por 200 juntas de bois por terra de Camaquã até a barra do Tramandaí. Seguindo pelas aguas e Davi Canabarro e Teixeira Nunes por terra, tomaram Laguna e criaram a República Juliana (29/07/1839), que durou pouco mais de tres meses (Nov/1839).

O ano de 1840 não foi bom para os republicanos. De 12 batalhas travadas perderam 9. Em março os Imperiais invadiram Caçapava obrigando aRepública se dirigir para Alegrete. O Barão de Caxias, grande apaziguador das rebeliões pelo Brasil, chegou em 1842 para interferir diretametne na Guerra no RS. No inicio desenvolveu uma forte campanha bélica contra os revolucionários, depois entendeu qu eo final da guerra somente viria pelo entendimento. Para isso proporcionou condições de negociação de paz. Em agosto de 1844 Bento Gonçalves se reuniu com Caxias apra tratar as condições de paz. Vicente da Fontoura foi escolhido para ir ao RJ representar a República nas negociações com o Imperio. Intransigentes, os representantes do Imperador exigiram uma rendição incondicional do RS. A resposta foi imediata: A República Rio-grandense não implora Paz... Se o Imperio preferir, a Guerra continuará.

As últimas negociações foram realizadas em Ponche Verde, local situado a 38km de Dom Pedrito. No dia 28/02/1845 David Canabarro assinou o documetno que colocava ponto final na guerra. No dia seguinte, dia 01/03/1845 o Barão de Caxias fez uma proclamação pública declarando terminada a revolução na província.

Nenhum comentário: