terça-feira, 21 de julho de 2020

Um profissional a serviço das tradições gaúchas - Conheça Cristiano Silveira

           Aos 48 anos,  o porto-alegrense, radicado há 43 anos em Alvorada, Cristiano Silveira, é o típico trabalhador do dia a dia, que pega seu carro, deixa a sua família em casa e vai, sorridente, para a lida bruta. 


        Proprietário da Aquecegás Concerto de Aquecedores, instalação de splits, venda de aquecedores e lareiras, há  mais de 20 anos, sempre participou ativamente das ações comunitárias que seu falecido pai fazia na comunidade em que moravam, em Alvorada.

          Silveira iniciou nas atividades tradicionalistas no ano de 1994. Em 1995 fez o Curso de Danças, com Paixão Cortes e Moacir Gomes dos Santos (Livro Achegas) que estreava nos festivais e rodeios com novas danças, que não estavam no Manual “Azul”. Em 1996 recebeu o troféu destaque individual – prêmio oferecido pela 1ªRT, e no mesmo ano iniciou um trabalho voltado as Danças Gaúchas de Salão, como instrutor. No ano de 2008 passou a dançar na invernada Veterana do CTG Gildo de Freitas (campeão de muitos rodeios e Bicampeão do Xiruart, de Santa Maria), onde em 2017 sagrou-se campeão do na modalidade dança gaúcha de salão.
Blog - O que tirastes de proveito nas atividades que desempenhastes no CTG, ou como peão por dia?

     O Movimento Tradicionalista me trouxe muitas oportunidades de conhecimento sobre as coisas do Rio Grande do Sul, importância dos CTGs como núcleos de fortalecimento cultural e de ajudar a sociedade com campanhas de doação de roupas e alimentos, entre outras diversas atividades pois o movimento tradicionalistas gaúchos é o maior movimento do mundo nas áreas  Social, Cívico e Cultural.. O tradicionalismo é um grande responsável pelo turismo do RGS, e boa parte do PIB gaúcho se deve a ele. Conhecedor de tudo isso, acho que Alvorada tem grande potencial a ser explorado na área cultural (já tivemos em nossos CTGs, inclusive, a 1ª Prenda do RS) e temos uma subcoordenadoria ativa e solidária. Por esse motivo coloquei meu nome à disposição para uma possível candidatura à Câmara Municipal.

Blog - Para desempenhar as atividades públicas, consegues perceber os ensinamentos que tirastes desse meio de convivência sócio-cultural como o tradicionalismo?

     Sem dúvida as atividades tradicionalistas tem muito a auxiliar o estado e a sociedade, pois seus eventos respeitam e tem como norte nossa carta de princípios, onde o primeiro item é auxiliar o estado na solução de seus problemas fundamentais e buscar o bem coletivo.

      Na parte cívico e cultural damos o devido valor ao nosso hino nacional, hino Riograndense e nossos símbolos nacionais e estaduais. Formamos cidadãos dentro dos CTG, pessoas preocupadas com a comunidade em que estão inseridos. Como diziam na Grécia antiga, "aqueles que exercem a civilidade". Esse é um dos maiores aprendizados dentro do CTG.

BLOG - Acha importante que os pais levem seus filhos para um CTG?

      Sem dúvida os CTGs e o movimento tradicionalistas gaúchos tem muito a oferecer a sociedade gaúcha e até mundial. Pois nossos CTGs estão espalhados pelo mundo inteiro não somente divulgando a cultura, os usos e costumes mas levando para toda parte um sentimento de carácter e palavra empenhada, como se falava antigamente o famoso "Fio de bigode", nosso saudoso folclorista, Paixão Cortes, já dizia...."Ser  Gaúcho é um estado de espírito, quem nasce no Rio Grande do Sul e Riograndense, só é Gaúcho quem realmente gosta desse jeito de ser..."


Nenhum comentário: