quarta-feira, 15 de julho de 2020

Deixar de lutar é meio caminho para a derrota. Conheça o pré-candidato, Nicanor Castilhos

       Hoje vamos falar de um serrano que é pré-candidato em Caxias do Sul ao cargo de vereador. Estamos falando de Nicanor Castilhos, 58 anos, natural de Apanhador São Francisco de Paula, onde viveu até os 20, labutando na lida de campo, mangueira e lavoura. Depois, mudou-se para Caxias do Sul, formou-se em Direito, e em 1991 passou a ser servidor público nomeado, por concurso público, no SAMAE.

          Aos 13 anos, Castilhos começou a participar do tiro de laço no "Piquete de Laçadores Chapéu de Palha", de Fazenda Souza. Seguiu a trajetória com passagem pelo PL Laçadores da Querência, Porteira Serrana, Faca Prateada e, em 1999, filiou-se ao CTG Ginetes da Tradição de Ana Rech, 25ª Região Tradicionalista, onde foi Sota-Capaz, Capataz e Patrão do Departamento Campeiro, por duas gestões onde permanece até  atualidade.

          Dentro do Movimento Tradicionalista Gaúcho, fez parte da Coordenadoria Regional da 25ª RT, como Coordenador Campeira, Secretário, Diretor Campeiro e Coordenador Regional. Conselheiro do MTG de 2014 à 2019, onde fez parte do Conselho de Ética Tradicionalista, criou e foi o Diretor do Departamento de Juízes Campeiro, de 2014 à 2018, em 2019 Presidente do Conselho Consultivo do Departamento. Como Coordenador Regional Participou do Rodeio Nacional dos Campeões em Jatai, Goiás, fez parte da organização e participou do Laço Conselheiro das FECARS, deste período e dos Rodeios Nacionais, em Pirituba, Santa Catarina e Querência, Mato Grosso, participou na modalidade Laço Diretoria de MTGs, e fez parte da Comissão Julgadora.  


BLOG- O que tiraste de proveito nas atividades que desempenhastes no CTG ou como Peão por dia?

           Agradeço em primeiro lugar a Deus por ter me guiado nesta trajetória tradicionalista por ser a base das minhas conquistas. Um aprendizado muito grande de muita valia para minha vida. Conheci, convivi, fiz muito amigos pessoas de fundamento e conhecimento dentro do tradicionalismo, aonde sempre procurei me orientar e tirar proveito de seus ensinamentos, pessoas que me espelho para prosseguir trabalhando pela cultura gaúcha. Se hoje sou esta pessoa que sou devo muito ao tradicionalismo, fiz muitos amigos e me tornei conhecido em todo o Rio Grande do Sul.   

BLOG – Para desempenhar as atividades Públicas, consegues perceber os ensinamentos que tirastes desse meio de convivência sociocultural como o Tradicionalismo?

         Os últimos anos que trilhei pelo tradicionalismo me ensinaram muito, como já citei pela convivência com muitas pessoas de grande valia com muitos bons preceitos e ideais, sempre procurei me espelhar nas coisas boas e isso muito me ensinou. No Congressos e Convenções Tradicionalista, elaborei, e fui relator de várias proposições, com isso aprendi muito a conversar com as pessoas, falar com o público e usar microfone, palestrei em vários cursos por vários lugares do Rio Grande, aprendi muito no meio tradicionalista.

BLOG - Achas importante que os Pais levem seus Filhos para ou CTG?

            Muito importante, criei meus 2 filhos neste meio e no lombo do cavalo laçando e ensinando a eles o valor da nossa cultura e como cultuar o tradicionalismo contribuindo espontaneamente para isso. Um amigo Professor e Padre Ernesto Camarinhe sempre diz que criança que frequenta CTG, é diferente, no aprendizado comportamento e até mesmo na desenvoltura da capacidade de aprender. Devemos manter as crianças no CTG e vejam que existe esta diferença, a exemplo disso também pode se perceber pelos jovens que exercem ou exerceram uma gestão de prenda/Peões Farroupilha, seja dentro de um CTG, na Região tradicionalista ou no Estado.

     "Quero deixa uma mensagem ao povo caxiense, que foi a mesma que usei no meu trabalho de Conclusão de Curso de Direito":

NÃO VENCI TODAS AS VEZES QUE LUTEI. MAS PERDI TODAS AS VEZES QUE DEIXEI DE LUTAR” - Cecilia Meireles

Nenhum comentário: