sexta-feira, 10 de julho de 2020

Nota de Falecimento - Ajos Dutra, a voz da Cavalgada do Mar

          É com grande pesar que comunicamos o falecimento de Ajos Dutra. Natural de São Francisco de Paula, nasceu no dia 22 de novembro de 1940,  e residia em Torres, no litoral gaúcho.

          Ajos começou nas atividades tradicionalistas em 1961, quando compareceu ao 8º Congresso, que criou a carta de princípios do MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho), em Taquara. Dali em diante teve sua vida sempre atrelada no tradicionalismo, ajudando a criar mais de 10 Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), além de mais de 30 piquetes.

         Em 1990 assumiu a Coordenadoria da 23ª Região Tradicionalista, na qual voltaria por mais duas gestões nos anos de 19995 e 1996. Junto com sua esposa Zelia e os três filhos, sempre estiveram ligados com alguma atividade no tradicionalismo. Participou desde a 1ª Cavalgada do Litoral Norte (Cavalgada do Mar) e colaborando junto ao piquete de comando desde a quarta edição.  Era a voz que acompanhava os cavaleiros e cedinho no más fazia a oração com eles. 

         Em 2002, Ajos Dutra se aposentou pela prefeitura, mas continuou com seu trabalho na cidade e na região focado nos ideais gaúchos: atuando nos CTG e fazendo palestras em escolas. Foi agraciado pela Câmara de Vereadores, com o título de cidadão honorário de Torres. Descanse em Paz velho a migo, ao lado do Dedeus, Romera, Nico, Virgilino, Tio Beno e tantos outros da tribo do pé no estribo.

Nenhum comentário: