sexta-feira, 10 de julho de 2020

Aprovada PL que declara o Cachorro Ovelheiro Gaúcho como animal símbolo do RS

          Foi aprovado terça-feira, 7, na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, por unanimidade, o parecer favorável ao PL 536/2019, de autoria do Deputado Estadual Luiz Marenco, que declara o cachorro Ovelheiro Gaúcho como animal símbolo do Estado, reconhecendo-o como patrimônio cultural e genético do Rio Grande do Sul.

           O projeto tem por objetivo preservar as características comportamentais e morfológicas do Ovelheiro Gaúcho, mantendo a sua aptidão para o trabalho de pastoreio, guarda e companhia, para o qual foi severa e naturalmente selecionado no ambiente rural durante anos. Tratam-se de animais adaptados ao nosso relevo que trabalham em campos, banhados e matos, situações nas quais outras raças, não oriundas da nossa região, apresentam dificuldades.

           O Ovelheiro Gaúcho já foi incluído como animal símbolo e declarado como bem integrante do patrimônio cultural de vários municípios gaúchos. "É nítida a associação da raça com as lidas campeiras, havendo um consenso de que integra a imagem clássica do homem de campo, sendo portador de referência à identidade, à ação e à memória do nosso Estado tanto quanto o Cavalo Crioulo, o chimarrão e o Quero-Quero, já símbolos do Rio Grande do Sul" - disse o deputado.

Nenhum comentário: