sexta-feira, 3 de julho de 2020

MTG posta homenagem aos 40 anos da FCG

Sede própria adquirida em 2005, reformada após ciclone, em 2008 e tem o nome de um grande tradicionalista:
Gerciliano Alves de Oliveira. Mas merece menção Rodi Borghetti, idealizador e criador da FCG
      A Fundação Cultural Gaúcha completa, neste 02 de julho, 40 anos de história. Ligada ao Movimento Tradicionalista Gaúcho, tem como objetivo conservar e desenvolver as tradições e a cultura gaúchas, criando projetos e iniciativas que garantam meios e condições para a sustentabilidade do MTG.

     Nesta data, segundo o vice-presidente da entidade, Maxsoel Bastos, há muito a comemorar. Segundo ele, são 40 anos de firme compromisso com a cultura do Rio Grande, respeitando e difundindo a história, os valores e os princípios que norteiam toda comunidade tradicionalista.

     O momento, porém, é de reestruturação. “No que toca a gestão, precisamos inovar”, afirma Maxsoel. Segundo ele, o modo de operar que trouxe a Fundação aos seus 40 anos terá que ter seu rumo refinado a fim de que se possa conduzi-la aos próximos 40. “Precisamos profissionalizar, criar e aprimorar processos, fortalecer as relações institucionais e garantir uma presença diferenciada em toda sociedade gaúcha, não apenas tradicionalista”, afirma. Trata-se, na sua opinião, de questão de sobrevivência, em um mundo cada vez mais dinâmico, acelerado e conectado.

Placa colocada após a reforma
     Desde o início do ano, algumas mudanças importantes foram implantadas. O sistema de controle interno foi totalmente informatizado com um software de gestão profissional. Centro de custos foram readequados, parcerias com escritores da literatura gaúcha foram regulamentadas através de contratos de consignação entre tantas outras medidas de controle que foram realizadas. Um plano estratégico foi montado visando a importância da criança como meio de envolvimento social familiar em temas voltados a cultura gaúcha.

     Da mesma forma, a direção da FCG vem trabalhando no aprimoramento de um curso de formação para patrões com vistas a ofertar conhecimentos de rotinas empresariais de uma entidade sem fins lucrativas para auxiliar aos associados do MTG. Os ventos sopram para novos rumos e estaremos prontos para navegar nestes novos horizontes, arremata Maxsoel.

Nenhum comentário: