quinta-feira, 23 de julho de 2020

Capitão, árbitro e treinador - Conheça Noel Torquato, de Ijuí

     NOEL TORQUATO RIBEIRO, 55 anos, nascido em Santa Rita do Sapucai/MG, mas residente em Ijuí há mais de 25 anos. “Comecei a participar do GF Chaleira Preta, de Ijuí, em 2009. Atuei como coordenador da invernada artística mirim entre os anos de 2013 e 2014,  diretor cultural e diretor de divulgação da entidade por mais de quatro anos” – conta Ribeiro.

      Nas suas andanças pelo tradicionalismo é Diretor Cultural da ASSOCIAÇÃO TRADICIONALISTA QUERÊNCIA GAÚCHA – ATQG, desde 2017. Na 9ª RT, foi diretor do departamento de prendas e peões nos anos de 2019 e 2020, quando passou , também, a exercer a função de diretor cultural (2020). Faz parte do Conselho Municipal de Cultura (COMUCI) – como membro efetivo, representando o segmento de tradição e o folclore.

     Noel é Pós-graduado em Atualização Pedagógica – UFRJ, tem  curso de especialização em Educação Física – Escola de Educação Física do Exército (é graduado em Educação Física – UNISA) e é capitão do Exército Brasileiro. É, também, treinador de futebol (FPF – 1992), árbitro de natação (FARJ – 1990), árbitro de futebol (FGF – 1997) e árbitro de futsal (FGFsal – 2003). Trabalhou  por mais de 10 anos  na área de arbitragem da Federação Gaúcha de Futebol, cargo de confiança do Presidente, como Delegado da entidade, subsede Ijuí.

 BLOG - O que tirastes de proveito nas atividades que desempenhastes no CTG, ATQG e UETI?

         Dentro do tradicionalismo em geral, seja atuando em minha entidade tradicionalista, na Associação Tradicionalista Querência Gaúcha ou dentro do movimento étnico de Ijuí, acredito que tenha aprendido a aperfeiçoar principalmente meu senso de voluntariado e de trabalho em equipe, aprendendo a lidar melhor com relações públicas e atuar de forma a atingir um bem coletivo e não somente individual, lutar por uma causa maior sem esperar recompensas financeiras ou de status social. Acredito também que dentro de nossas entidades aprendemos a importância de valores como o respeito, convivendo diariamente com a rica diversidade da nossa população e lutando sempre para que esses valores se perpetuem, conjuntamente com as nossas tradições, através das gerações dentro e fora do movimento tradicionalista. 

BLOG - Para desempenhar as atividades públicas, consegues perceber os ensinamentos que tirastes desse meio de convivência sócio-cultural como o tradicionalismo?
        Certamente. Acredito que tudo que aprendi nesses mais de 10 anos dentro do tradicionalismo poderão me auxiliar nessa nova etapa de minha vida. Tudo que pude repassar desde aos pequenos integrantes das Entidades até os mais respeitados integrantes poderei aplicar na vida política pública. Mas o que acredito que tenha mais colaborado para que eu siga para a política local é o fato de ter aprendido no tradicionalismo a defender uma causa coletiva, por amor e por respeito as nossas tradições, sem esperar retorno, e assim também buscarei trabalhar pela comunidade ijuiense, auxiliando para alcançarmos sempre o bem da população e não apenas os interesses de poucos. Acredito que dentro dessa nova etapa poderei usufruir e aplicar o respeito aprendido, praticado e repassado ao nosso associado e seus familiares. Com as experiências que possuo sinto-me encorajado para pleitear uma vaga no Legislativo municipal, colocando o meu nome pelo Partido Liberal (PL) como pré candidato a vereança no pleito de 2020.

BLOG - Acha importante que os pais levem seus filhos para um CTG?

         Certamente, pois dentro do tradicionalismo, além de as crianças terem a oportunidade de aprender mais sobre a cultura e a tradição gaúcha, este ambiente prepara as crianças para vida, através do ensino de valores como o respeito e a humildade e até mesmo coisas simples como se portar em público, perder a timidez e atuar com responsabilidade em qualquer atividade que for realizar, sem falar que dentro das entidades aprendemos a trabalhar em equipe. Nesse sentido, considero o ambiente tradicionalista como uma escola de vida que contribui muito para o currículo de qualquer pessoa, pois é um local em que as crianças aprendem a viver em sociedade, contribuindo tanto para a vida pessoal quanto profissional de cada um. Uma criança, um filho, uma filha que frequenta nossas Entidades são um diferencial em todas as áreas da sociedade civil constituída.

Noel é pré-candidato a ocupar uma vaga na Câmara Municipal de Ijuí. Experiência e liderança não lhe falta. Estaremos torcendo.

Nenhum comentário: