sexta-feira, 17 de julho de 2020

Alexandre Ourique - Uma proposta cultural para Gravataí

          Para os mais antigos, falar em CTG Tiarayú remetia a este personagem que falaremos hoje. Alexandre Sarmento Ourique, 54 anos, natural de Gravataí, região metropolitana de Porto Alegre, que desde criança  participou nas invernada de danças do CTG, onde mais tarde teve a oportunidade de fazer parte de algumas diretorias da entidade e da coordenadoria da 1ª Região  Tradicionalista. "Fui funcionário  do IGTF , fui Diretor do Desfile Temático  de Porto Alegre, comentei a equipe técnica do ENART 2009. Sou instrutor de danças  desde 1983" - conta Ourique, pré-candidato à vereador em sua cidade.

         Da 'injustiça de 97', ao auge da carreira como um dos autores do livro das danças tradicionais pelo MTG, 'Ganso' lança seu nome para disputar uma vaga na câmara Municipal de Gravataí.



BLOG - O que tirastes de proveito nas atividades que desempenhastes como peão no CTG ou como instrutor de danças?

            Obtive grandes experiências  como líder de trabalhos em grupos no Estado do Rio Grande do Sul  e algumas cidades pelo Brasil. Aprimorando mais o meu conhecimento, com maior responsabilidade, frutos da minha participação  dentro do Movimento Tradicionalista.


BLOG - Para desempenhar as atividades públicas, consegues perceber os ensinamentos que tirastes desse meio de convivência sócio-cultural como o tradicionalismo?

           Minha formação  acadêmica  e a vivência  na parte técnica  e artística  do nosso folclore vejo a possibilidade como pré-candidato desenvolver atividades sócio-cultural com pessoas da comunidade. Esses projetos que pretendo desenvolver tem como embasamento minha trajetória de vivência  técnica e artística. 

BLOG - Acha importante que os pais levem seus filhos para um CTG?
Alexandre com a família no tradicionalismo


        Meu ponto de vista que nós, os pais devemos apoiar os filhos para participar dos grupos culturais das nossas entidades tradicionalistas. Por experiência  própria  lugar onde conheci minha esposa, criei meus dois filhos Dayane e Nycollas que participam até  hoje deste meio.

       Acho importante que os pais incentivem e apoiem seus filhos para participar  no CTG. Muitas vezes reclamam do custo dispendido, mas nossos filhos fora de uma entidade como essa, muitas vezes ficam fora do nosso  alcance. Não tem dinheiro que pague a convivência em família, no mesmo ambiente.

Nenhum comentário: