domingo, 22 de setembro de 2019

Onde está a Secretaria de Estado do Turismo do Rio Grande do Sul?


          Na verdade estamos perguntando: Onde estará a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do estado do Rio Grande do Sul. Claro que sempre nos perguntamos isso. Ainda mais com a semana farroupilha em pleno vapor e esta secretaria está na lei. Ah, estão lançando novos projetos, como o o Programa Mais Turismo RS, que pretende agilizar e facilitar o acesso a recursos para o setor em todo o Rio Grande do Sul. 

          Bons tempos quando tivemos Barbosa Lessa à frente da Cultura, Desporto e Turismo. Abraçava mais secretaria mas fazia acontecer. Hoje não vemos o engajamento em um evento que que aquece a economia do estado.

          Mas hoje vim para falar especificamente do 74º Congresso Brasileiro de Cardiologia, que aconteceu na FIERGS e trouxe mais de 6.000 pessoas entre médicos, residentes, estudantes e turistas de todo Brasil, para três dias para o grande encontro dos cardiologistas do país. Evento para atualizar alguns, ensinar outros, gerar trocas de informações e experiências. O Stand da Bayer colocou um espaço para o chimarrão e as tradições gaúchas. Mas as pessoas procuravam informações sobre isso. Mas por quê? Porque faltava um stand de quem deveria mostrar o estado para os visitantes.

           Foram três dias intensos de ensinamentos e aprendizados. Mas sempre nos perguntado: Do que adianta projetos como o + Turismo, Encontro para Fomento e Crédito a Municípios e Empresas, Prodetur, Fungetur, etc... Se quem deveria estar nos eventos que envolvem visitantes para o RS não estão lá, para mostrar as nossas belezas e que não somos somente Gramado e Canela?

           Fica o questionamento: DO que adianta cargos para agradar partidos, colocar Ccs, dar despesas para o estado e incha-lo, se quando tem que trabalhar não tem ninguém lá?  De que adianta grandes eventos brasileiros no Rio Grande do Sul se a secretaria responsável não está lá para ser anfitriã?

           Alguém do evento colocou um casal de 'atores' pilchados para desfilar e fazer fotos pelo Congresso. Mas sem conteúdo, também nada adiantou além de belos retratos. Ponto para a Bayer que entendeu o que era necessário. Mais um ponto perdido pelo RS, que não sabe o valor do turismo para a economia (não adianta apresentar números se não arregaçar as mangas e estar presente quando necessário).

PS: Como o evento aconteceu entre 20 e 22 de setembro a Churrascaria Galpão Crioulo colocou um promotor trabalhando lá para levar par ao Parque Mauricio Sirotsky Sobrinho, a Estancia da Harmonia, onde acontecia o Acampamento da Capital. Ponto para os privados, de novo.

Nenhum comentário: