segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Baile de CTG - Por Eduardo Baptistela, de Faxinal do Soturno

Tito Saubidet - Arte Criollo    |   "El Baile"  - Pinterest
          Falar sobre a cultura e as tradições do Rio Grande do Sul é como participar de um baile de CTG. Há algo de sagrado que reproduz sentimento e respeito, lições e valores; retrata-se um panorama cívico regrado pelos bons costumes e pelo convívio familiar. 

         Ao adentrar em um CTG, instituição que remete a uma história regada tanto de sofrimentos quanto de vitórias, comemora-se a alegria, o entusiasmo. No palco, em lugar de destaque, está estampada a bandeira – amarela, verde e vermelha– que simboliza o amor cívico. 

         O baile exige o uso da pilcha (o peão, por exemplo, usa bota, guaiaca, camisa, lenço, colete, esporas e chapéu; já a prenda usa sapatilha, meia-calça, saia de armação/anágua, vestido e um arranjo de cabelo), além disso, o espírito gauchesco preza pelo compromisso do equilíbrio, semeado com muito respeito e cordialidade. Todo e qualquer bochincho requer organização. O nome é xucro, mas o evento demanda seriedade. Envolve a cultura gaúcha, regrada pelos seus ideais que até hoje são respeitados mundo afora.

          Como descrever um baile de CTG? O Patrão anuncia as boas-vindas. O Piso lustrado do salão está à espera dos passos marcados. Logo surge o primeiro vaneirão, e o salão lota de casais dançando; desenrola-se o baile. A música retrata as mais belas cantigas entoadas por uma gaita de sete baixos, verdadeiros hinos que enaltecem a tradição gaúcha.

           Não são permitidos exageros, nem comportamento extravagante ou inadequado. Há disciplina e princípios que traduzem o bom convívio e, sobretudo, a educação e o respeito à cultura. Quem é “barrado” na entrada, por estar impróprio para o recinto, procure outro lugar, pois existem regras que devem ser respeitadas.

         No fandango, o baile de CTG, não existe hierarquia, existe sim a igualdade dos participantes. Todos somos gaúchos e pelo Rio Grande do Sul vibramos de alegria.

         Neste vinte de setembro, não somente aqui ou acolá, mas em todo mundo, muitos bailes de CTG anunciarão o cenário, a moda, a cultura gaúcha, estirpe de maior orgulho para todos nós. É o que nosso hino entoa: “sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra”.

Eduardo Baptistela
Advogado 

Nenhum comentário: