segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Nota de Falecimento - Antônio João de Sá Siqueira

          É com grande pesar que registramos aqui, o falecimento, na manhã do último sábado (28), aos 91 anos, o médico veterinário e professor universitário Antonio João Sá de Siqueira. De acordo com o boletim do Hospital Moinhos de Vento, o falecimento ocorreu às 5h10min, em decorrência de uma parada cardíaca (ele havia realizado um procedimento de cateterismo, na quinta-feira, mas com grave quadro isquêmico, não resistiu).

          Siqueirinha, como era conhecido pelos amigos, fez parte do "Grupo dos Oito, ou Piquete da Tradição", mas não foi tão ativo quanto Paixão Côrtes, como ele mesmo dizia. No ano de 2017, recebeu o título de Professor Emérito da UFRGS. Formado em Medicina Veterinária em 1951, teve sua trajetória acadêmica relacionada ao ensino e ao desenvolvimento da bioquímica.

Entrevista com Siqueirinha, em 2010:
     "Os jovens têm a responsabilidade de preservar as nossas tradições e não se deixarem contaminar pelos modismos e inovações. O tradicionalismo é uma manifestação de patriotismo. É uma couraça contra influências estrangeiras que procuram mudar os nossos costumes. Por isso, os jovens precisam estar atentos". 

Nenhum comentário: