quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Fumaça da Chama Crioula pode ser tóxica?

       
       Está rodando nos grupos de WhatsApp o relato de um pai, tradicionalista, que teve que tirar o filho às pressas da guarda da Chama por que o menino passou mal ao inalar fumaça desta. Visivelmente emocionado, o homem relatou que seu filho "tirava guarda" da chama as 6h24min, quando, as 6h40min, passou a sentir-se mal. O fato ocorreu no galpão central do Acampamento Farroupilha da Capital, no Parque da Harmonia.

           A ambulância da Transul foi chamada e foi feito o atendimento. De acordo com os socorristas, outros casos já foram registrados. O pai demonstra desespero ao ver o filho ter passado mal e recebe o relato dizendo que aquilo já está acontecendo há mais tempo. "Ninguém toma providência, até a hora que alguém morrer lá naquela chama fazendo tradição. A vigilância é que tá cuidando, então fui informado que 4 ou 5 pessoas já passaram mal, foi feito o relatório entregado aos administradores e nada foi feito" - queixou-se.

            Existe uma regulamentação para a guarda da chama e um guardião responsável, pois todos os acampados tem que desempenhar esta tarefa. Particularmente, já fiz várias e várias vezes. Em uma oportunidade, depois do desfile fiquei 3h cuidando o simbolo dos festejos, no sol, com a indumentária do desfile, que era de veludo (estancieiro) e ninguém foi ali, nem pra dar água. Sei como existem descuidos. Mas em um evento do porte do Acampamento, que movimenta milhares de reais, e de pessoas, não pode ter um descuido desses.

             Assim como a fumaça do cigarro, que atinge até mesmo quem não fuma, a fumaça que sai chama pode sim, prejudicar a saude de quem a inalar.

Nenhum comentário: