segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Identidade Gaúcha Especial, 191, Bento Gonçalves e Honório Lemes

          Excepcionalmente, nesta segunda-feira, teremos o Programa Identidade Gaúcha 191, especial, comemorativo aos aniversários de Bento Gonçalves da Silva e Honório Lemes, o Leão do Caverá.

           Espero voces comigo, já que a Lili vai estar em outra lida, quero os amigos participando. Das 8h às 10h, na Rádio Quero-Quero.Net a Sentinela dos Pampas.

        Honório Lemes da Silva, conhecido como "O Leão do Caverá", nasceu em Cachoeira do Sul, 23 de setembro de 1864 e veio a falecer de pneumonia, em Rosário do Sul, no dia 30 de setembro de 1930. Tropeiro e proprietário de pequena estância, pobre e quase analfabeto que, patriota, liberal convicto e admirador de Gaspar da Silveira Martins, ao eclodir a revolução federalista, em 1893, quando ele tinha 29 anos, ingressou iniciando como oficial subalterno na força federalista de Manoel Machado Soares, que foi quem o cognominou de Leão do Caverá”. A denominação, de acordo com Mariza Santos, foi lhe dada em função do amplo conhecimento que tinha da Serra do Caverá, onde batalhou na Brigada comandada pelo coronel.

           Mais sobre este herói carismático e sobre Bento Gonçalves vocês poderão escutar no Programa que tem o DNA da Gauchada, nesta segunda...

Nenhum comentário: