domingo, 15 de setembro de 2019

Governo do RS concede Diploma de Embaixador e Cônsul Honorário da cultura gaúcha


          Foi uma tarde pra lá de especial, com o dizem os gaúchos. Na manhã de sábado (14/9), coube ao governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior, receber a Chama Crioula e acender o candeeiro no Palácio Piratini, marcando oficialmente a abertura da Semana Farroupilha. Mas, a partir das 14h, o Brasil de Bombachas invadiu as dependências do palácio do governo gaúcho, para o momento que marcou a entrega dos diplomas de Embaixadores e Cônsules honorários da cultura gaúcha, pessoas que dedicam seu tempo para a manutenção e preservação dos usos e costumes fora do território riograndense.
           Foi uma bela homenagem aos 19 tradicionalistas, vindos de diversas partes do Brasil e de fora dele, onde a Secretária de Cultura do RS, Beatriz Araújo falou sobre a importância de quem difunde a tradição em várias regiões do país e do mundo.

          "A divulgação e manutenção da cultura do gaúcha fora daqui se dá exatamente por meio dessas pessoas. São elas que criam CTGs e piquetes, locais onde a cultura será valorizada, preservando a nossa identidade", destacou a secretária.
         "O tradicionalismo está em Festa, governador Ranolfo, pois o Governo do Estado do Rio grande do Sul está agraciando homens e mulheres com as mais altas honrarias concedidas até hoje, desde 2005, quando começou a homenagear tradicionalistas que cultuam e mantém viva as nossas tradições fora do território do estado e dos limites do Brasil". Disse João Mello, presidente da CBTG.
        Mello fez questão de frisar que são mais de 6.000 entidades tradicionalistas espalhadas pelo mundo, com uma média de um milhão e meio de tradicionalistas onde, 40% são jovens. A grande força da manutenção da nossa história, usos e costumes. 
        "Dentro das diretorias de CTGs, MTGs e da própria CBTG temos que trocar experiências, colocar jovens para trabalhar juntos e dar o espaço que eles pedem, aprender com a tecnologia que eles dominam e, mais, com a conectividade e rapidez na comunicação. O convívio de gerações nos permite aprender e ensinar. Ensinar aprendendo. Isso é lindo no tradicionalismo" - afirma Mello.
          Mello agradeceu ao carinho dispensado pela Secretaria de Estado da Cultura no atendimento de todas necessidades sempre que solicitados. "Obrigado governo do estado, secretaria de cultura pelas muitas ligações mas uqe sempre tivemos um atendimento com bom humor e qualidade".
     "Encerro com as palavras do Sanitarista Belizário Penna: O Brasil é o pais onde mais se fala em valorização. Valorização do Café, do algodão, do boi, do dinheiro... Somente não se pensa em valorizar o homem brasileiro, o qual por si e só, estaria conduzindo a todas outras para a valorização" - concluiu.

Na foto maior: Bonifácio de Bróbio e Edson Flores
 Confira a relação de homenageados 

Embaixadores Honorários:
– Pedro Daniel Lacerda (MTG-Amazônia Ocidental)
– Sérgio Rodolfo Welker (MTG-Planalto Central)
– Ernani José Baréa (MTG-PR)
– João David Marchezan (MTG-PR)
– Valcírio Fernando Harger (MTG-SC)
– Vandenir de Souza (Confederação Norte-americana do Tradicionalismo Gaúcho Brasileiro)

Consulesas honorárias:
– Alice Bianquini (MTG-SP)
– Dirce Soares Larsen (MTG-SP)

Cônsules honorários:
– Dari Duarte (MTG-AO)
– Ari Santos (MTG-Amazônia Ocidental)
– Jose Valdemir Rocha (MTG-MS)
– Vanderlei Marcos Piana (MTG-MS)
– Fernando Gorgen (MTG-MT)
– Amarildo Pereira (MTG-MT)
– Marcos Foliatti (MTG-Planalto Central)
– Mauro Magno Machado (MTG-Planalto Central)
–Tarcísio Barbosa de Souza (MTG-PR)
– Antonio Ires Gomes (MTG-SC)
– João Maria Teles de Souza (MTG-SC)

Nenhum comentário: