domingo, 8 de setembro de 2019

Fui Reprovado! - Texto de Léo Ribeiro de Souza

Fazendo uma faxina nas minhas gavetas me deparei com este cartun que fiz (e nunca postei) quando o MTG aprovou as Diretrizes da Pilcha Gaúcha.
Este material está publicado no Blog de Leo Ribeiro de Souza - blogdoleoribeiro.com.br

          Eu entendo que o Movimento é uma entidade privada e só faz parte dela quem assim o desejar. Contudo, fui contra por não respeitarem a indumentária característica de cada região, ou seja, padronizaram o gaúcho. Minha forma de protesto, na época, foi esta. Mas passou...

          Embora respeitando a posição dos tradicionalistas e me trajando de acordo quando o evento assim o exige, continuo me vestindo meio espanholado (quem souber de alguma costureira que faça jalecos, me avise) e por achar que tem espaço para todos em nossa cultura resolvi publicar o citado cartun e junto uma pajada que fiz para o tema.


Trago as melenas compridas
tapando um lenço encarnado,
um poncho todo furado,
bombacha velha e puída.
No meu sentido de vida
roupa não faz um cristão
e te peço, meu "ermão",
não me bombeie com raiva.
Eu sigo Glaucus Saraiva:
"Minha pilcha é o coração".


blogdoleoribeiro.blogspot.com  -   "Um chasqueiro virtual da cultura gaúcha"


Opinião deste BLOG: Entendo perfeitamente o raciocínio do compadre Léo Ribeiro em seu texto. Assim como temos uma espécie de "fundamentalismo" colocados exatamente em posições polares, temos que entender que sempre, mas sempre mesmo, o bom senso é o melhor caminho. Um amigo me escreveu um dia que temos que achar o meio termo. Concordo.
            Depois que critiquei um 'fundamentalista guasca' que questionava os gaúchos setembrinos e se sabiam curar bicheiras, vi que os extremismos tomam conta. É o nível quando se tem discussões polarizadas. O melhor caminho sempre será o bom e velho bom senso.

Nenhum comentário: