sábado, 9 de junho de 2018

Prefeitura de Porto Alegre assina acordo para projeto de concessão do Parque da Harmonia

           A Prefeitura da capital assinou nesta sexta-feira, dia 8, o" Acordo de Cooperação com o Instituto Semeia". O ato foi realizado no Salão Nobre do Paço Municipal, na Praça Montevidéu, às 9h. O Instituto Semeia está auxiliando a prefeitura no desenvolvimento de um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para obtenção dos estudos necessários para a estruturação do projeto de concessão do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, também conhecido como Parque Harmonia.

           Em várias oportunidades já foram apresentadas propostas de se criar um parque temático no Parque da Harmonia. Ismael Heinsen, que foi presidente do Grêmio Geraldo Santana, também vereador da capital, apresentou em 2005, um projeto de lei que criava o parque tradicionalista. Um equipamento público de caráter turístico, cultural e de lazer, com o objetivo de divulgar a cultura e as tradições do povo gaúcho. É importante que nossa cidade possua um local onde, de forma permanente, os que nos visitam possam conhecer os inumeráveis aspectos de nossa cultura e de nossas tradições. Um local onde se busque a expansão de nossas manifestações tradicionais.

          Um Parque como esse daria à cidade uma atração turística, que geraria empregos e renda, além de ser mais uma opção de lazer. E faria com que nossa Capital cumprisse a sua função de recepcionar os visitantes e lhes apresentar a cultura e as tradições do nosso Rio Grande do Sul. Coisa que não tem jeito de entrar na mente dos escritórios de turismo. As vezes até tem boa vontade. Mas falta experiencia. As vezes tem experiencia e falta jeito de fazer e parcerias. Outras vezes tem projeto arquitetônico, tem vontade, tem parcerias, mas bate no: "De quem foi a ideia?" (Egos).

      Para dar certo tem que ter: 

     Vontade política de que aconteça. Gestores capacitados com um projeto de 'estado' (não de governo).
     Pessoas qualificadas para gerir. Para trabalhar, de verdade. Buscar parcerias.
      Recursos financeiros para implantar o Parque (tem que ser viajado e conhecer os Parques que deram certo no Brasil e no mundo) - Ao implantar vai se ouvir e ler muito "Disney, aqui não!" ou "Carnaval, aqui não!" (Já vi essa novela quando se lançou os desfiles temáticos). Mas no fim, ao ver a criança correndo pela casa balbuciando palavras, dirá: "Esse filho é meu!".
      Entidades envolvidas que pensem no todo. Pensem que se, Porto Alegre tiver atrativo turístico, através da cultura, isso beneficiará uma cadeia produtiva. Bom para os CTGs, bom para os Piquetes, para os grupos musicais, churrascarias, gastronomia como um todo. Ervateiras, lojas de pilchas, artesãos, costureiras...

      Mas isso é uma grande discussão que levaremos para o programa desta semana na Rádio Quero-quero, no programa Identidade Gaúcha (De terça à quinta, das 8h as 10h).
     

Um comentário:

Anônimo disse...

Sem comentários...