sábado, 9 de junho de 2018

Comissão Gaúcha de Folclore realiza reunião de Diretoria

Dorvilio Calderan (sentado à esquerda)  e sua esposa Loiva, vindos de Brasília, prestigiaram a reunião da Diretoria
      Na tarde deste sábado, 9, a Comissão Gaúcha de Folclore reuniu-se para a reunião ordinária da Diretoria:
Presidente: Octávio capuano
Vice Presidente: Ivo Benfatto
Vice Presidente: Paulo Roberto de Fraga Cirne
Secretária: Renata Pletz (esteve ausente, por motivos de saúde)

Tesoureiro: Daniel Zardo
Diretor de Comunicação: Rogério Bastos

      Alessandra Carvalho da Motta assumiu a secretaria e fez a ata da reunião na ausência de Renata. Estiveram presentes  visitando a CGF o ex-presidente das Confederações Brasileira e Internacional da Tradição Gaúcha, Dorvílio Calderan e sua esposa, Loiva Lopes Calderan, ex-presidente do MTG/PC. Estiveram presentes, também, o percussionista Carlos Perez, a Professora Paula Simon Ribeiro e José Roberto Diniz de Moraes (Presidente da Associação Amigos do Teatro São Pedro), ambos da Fundação Santos Herrmann.

      Foi tratado da produção de um livro, comemorativo dos 70 anos da Comissão Gaúcha de Folclore. O diretor responsável, Ivo Benfatto montou uma comissão especial para desenvolver este trabalho. Formação da Comissão: Paula Simon, Rogério Bastos, Renata Pletz, Erika Hanssen, Ivo Benfatto e Alessandra Motta. O 1º passo será definir exatamente o "eixo" do livro. Bastos sugeriu, como eixo principal, um comparativo das duas fases da historia da Comissão por área. Exemplo: A comunicação nos anos pós 2ª guerra e a folkcomunicação atual. O mesmo para outros segmentos como brinquedos e brincadeiras, musica, danças... Benfatto ficou de marcar uma reunião para a equipe começar a deliberar sobre o assunto.


Cristiano da Silva Barbosa, novo membro da CGF
      Foi aceito, como aspirante ao quadro da Comissão Gaúcha de Folclore, o vacariano Cristiano da Silva Barbosa, 42 anos, morador de Nova Prata, na Serra Gaúcha. Barbosa foi vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura de Antônio Prado-RS, biênios 2014/2015 e 20162017. Participou da reconstituição  das Danças do Tropeirismo Gaúcho (Chula, Chico do Porrete, Fandango Primitivo e Dança dos Facões em 1998 no município de Antônio Prado), e das variações de Chotes: Chotes Ponta e Taco,  Chotes de  Roda a Moda Fronteira e a Moda Litoral e Chotes de Troca Par a Moda Serrana e a Moda Fronteira , sob supervisão de Paixão Côrtes.

  "Participei ativamente a reavaliação de todas as obras do Folclorista e Pesquisador Paixão Côrtes, para edição de um livro compacto. Auxiliei na edição dos Livros Roda dos Folguedos Guascas ( 1ª e 2ª edição), E Dê le Chotes Parceiro, Tropeirismo Biriva, Carta de Vacaria, Carta de Candói e Carta dos Campos das Lages, todos de Paixão Côrtes. Participei da elaboração do regulamento do FEGADAN (Festival Gaúcho de Danças)" - conta.
Atualmente Barbosa é Conselheiro do MTG/RS 2018. É, ainda, autor dos Livros: Tropeirismo Biriva, História, canto e dança; 2016Bailar Gaúcho – Entre a Técnica e o Sentir; 2017Valsas e Valsados de Antigamente; com Toni Sidi Pereira, 2017.


Nenhum comentário: