segunda-feira, 25 de junho de 2018

Santo Antônio da Patrulha realiza Encontro de Tropeirismo

           No sábado à tarde, as 14h, a Câmara de Vereadores de Santo Antonio da Patrulha recebeu especialistas na área de Tropeirismo como Valetr Fraga Nunes, Marco Aurélio Angeli, Vera Lucia Maciel Barroso, historiadora de Santo Antonio da Patrulha, Lucila Maria Sgarbi, historiadora de Bom Jesus e tropeira e o professora de história Telmo Gomes.
Acima, direita, com a Professora Vera Luca Maciel Barroso, minha querida mestre do curso de Graduação e Pós Graduação na FAPA
           Temos um vídeo, no facebook, onde Marco Aurélio Angeli, o Zoreia, explica o uso dos equipamentos que o burro, ou a mula, levam durante a tropeada. Vera Barroso mostrou um panorama geral, do tipo, uma aula uma hora contemplou assuntos que levariam quase um semestre na faculdade. Mostrou fases do tropeirismo passando pela historia missioneira e Rio Grande em formação (Diga-se de passagem, uma excelente aula de historia do Rio Grande do Sul - assistindo descobri por que escolhi esta área).
Vera Lucia Barroso deu uma incrível aula sobre a ocupação do território riograndense e sobre a importância do tropeirismo
           Estiveram presentes Delurdes Souza da Costa, da Comissão Gaúcha de Folclore e Francesca Mondadoria, prenda da 23ªRT, entre outras ilustres pessoas. A tropeira Lucila Sgarbi contou as experiencias de seu avô que foi um grande tropeiro da região de Bom Jesus, juntamente com Zoreia, que contou um causo e chegou a se emocionar.

          O trabalho que os tropeiros, Valter Fraga Nunes (foto) e o Zoreia estão realizando é fantástico. Sem nenhum tipo de apoio, desde que foi divulgado o tema estadual, estão palestrando, instrumentalizando e fornecendo subsídios para quem tem interesse no assunto: Tropeirismo. mas o que mais admira é que, apesar de faltar somente dois meses para o grande evento que tem essa temática, vemos poucas pessoas de CTGs e piquetes frequentando palestras como esta, organizada sábado, em Santo Antonio da Patrulha.
    
           Já estamos há duas semanas em que foi anunciado o tema e a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, grande responsável pela divulgação nem sequer dividiu em subtemas (cada ano se divide para ajudar as entidades a se organizarem). Ainda bem que os dois abnegados tropeiros estão engajados de corpo, alma e amizades para trabalhar tanto, em tão pouco tempo. Fique a lição: O tema dos Festejos tem que voltar para o Congresso e as entidades saírem de lá sabendo o que terão de trabalhar no ano corrente.

Nenhum comentário: