quarta-feira, 23 de maio de 2018

Senado cria Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo

             O plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira, 23, o Projeto de Resolução do Senado Nº 14 /2017, de iniciativa da senadora Fátima Bezerra, que cria a comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo. 

 
Senadora Fátima Bezerra
           Um dos mais respeitados pesquisadores do folclore e da etnografia do país, Câmara Cascudo foi autor do dicionário do folclore brasileiro e deixou sua marca em vários outros campos da literatura, como gastronomia, história e cultura da infância, o que denota a riqueza de sua pesquisa.

Para a autora da proposta, a comenda incentivará a cultura no país e eternizará a memória de Luís da Câmara Cascudo, que foi um dos maiores estudiosos da cultura popular brasileira.   “O Senado tem comenda na área de Direitos Humanos, de empoderamento das mulheres e, agora, nada mais oportuno do que criar esta comenda na área cultural”, disse. “Na condição de senadora, representando o povo potiguar, chão onde Cascudo nasceu, viveu e morreu, é gratificante ter a oportunidade dessa iniciativa. Esta é uma justa homenagem ao grande brasileiro, jornalista, escritor e pesquisador, que tanto contribuiu para a cultura brasileira”, completou emocionada a parlamentar. 

              A Comenda será conferida anualmente a cinco personalidades, instituições e grupos que por meio do seu ofício, de sua arte e ações contribuem para manter viva as tradições, as culturas populares e a história do país.  

           Também será constituído o Conselho da Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo, composto por um representante de cada um dos partidos políticos com assento no Senado Federal. Caberá ao conselho proceder à apreciação das indicações e à escolha dos agraciados.

Nenhum comentário: