domingo, 13 de maio de 2018

'Domingo no CTG' divulga programação

             As entidades tradicionalistas de Guaíba irão promover, no dia 20 de maio, o “Domingo no CTG”. O evento que terá entrada franca será realizado no parque de rodeios do C T G Gomes Jardim , a partir das 9h. 

           No galpão e numa área a céu aberto equivalente a dez campos de futebol, o público vai poder assistir, em tempo real, diversas atividades ligadas às tradições gaúchas, como doma racional e oficinas de danças tradicionais. Haverá distribuição gratuita de água quente e erva-mate para o chimarrão e o almoço campeiro, ao meio-dia, terá preço promocional.

            O projeto tem por objetivo divulgar e difundir nossas tradições para toda a sociedade. O público-alvo não é apenas aquele que frequenta centros de tradições, mas especialmente, quem não conhece a nossa cultura.
"Nossa proposta é realizar, nesse parque, uma amostra de tudo o que envolve nossas tradições, em um único dia e em tempo real. Vamos montar espaços temáticos, alguns dos quais voltados para as novas gerações", explica o patrão do CTG Gomes Jardim , Sandro Quadrado.

Fernando Espíndola, do Alma Gauderia
             Assim, guasqueiros, cuteleiros e ferreiros irão demonstrar ao público como são confeccionadas peças como bainhas, facas e esporas. Quem vai apresentar as atividades serão artistas de renome na cultura regional gaúcha. A dupla César Oliveira & Rogério Melo e os pequenos artistas da Fábrica de Gateiros irão circular pelo parque, o dia todo, anunciando as atrações. Entre as oficinas disponíveis para os visitantes, está a de chula, a cargo de Fernando Espíndola, vocalista do grupo Alma Gaudéria e ex-dançarino de CTG.

             Buscando resgatar atividades muitas vezes esquecidas na era da internet e do smartphone, o parque terá um espaço dedicado a brincadeiras infantis antigas e contação de histórias. E para mergulhar as crianças nesse universo lúdico, nada menos do que o cantor Thomas Machado , vencedor da edição 2017 do programa The Voice Kids, que lerá histórias de seu livro/ CD “Filhos do Rio Grande”. O humorista Jair Kobe e seu personagem Guri de Uruguaiana também participação da atividade, assim como os irmãos Neto Fagundes e Ernesto Fagundes, que lerão histórias da revista infantil “Os Fagundinhos”.

            Por sua vez, o cantor Cristiano Quevedo fará uma oficina de vaca parada, ensinando as crianças a laçar um pequeno cavalete em madeira, que imita as feições de um boi. Ele aprendeu o esporte durante a primeira edição do reality Desafio Farroupilha, realizado pela RBS TV . Outra novidade será será a “Pousada dos Carreteiros”, a cargo da Associação dos Carreteiros do Vale do Rio Do Sinos , que vai reproduzir o ambiente de um típico acampamento de tropeiros
Artistas que gravaram a chamada, voluntariamente, e que estarão no "Domingo no Galpão" - CTG Gomes Jardim
            E que tal aprender a fazer um chimarrão? Atração especial do “Domingo no CTG”, a Escola do Chimarrão, de Venâncio Aires, estará presente com toda a sua estrutura. Comidas típicas não irão faltar. A equipe “Comparsa Cabeça de Toro” vai apresentar um churrasco de cinema (foto), assado na vala, com carne de gado, porco, ovelha, linguiça campeira e frutas.

            No parque, haverá torneio de laço e demonstração de doma-racional sob o comando do “encantador de cavalos” de Osório, Valdeci de Figueiredo Nascimento . Com sua habilidade e carinho que tem pelos animais, ele consegue “adestrar" os equinos. Já os compositores Apaysanado Anomar Danubio Vieira e Rogério Villagran , com o acompanhamento musical do cantor Jari Terres , irão atuar no espaço dedicado às gineteadas. 
"Estaremos cantando para o público músicas que falam de tudo aquilo que eles estarão assistindo, na cancha", explica Jari.

             As atividades no galpão social começam às 16h, com apresentações de danças tradicionais, show com os artistas convidados e baile animado pelo grupo Herança Serrana de Santa Cruz do Sul. E uma novidade, que busca integrar o tradicionalismo gaúcho a outras manifestações culturais: um trovador irá cantar um rap, e um rapper, irá trovar. O entrevero de culturas será comandando pelos comunicadores da RBS TV, Seguidor F e Marck B, que estão gravando um especial para o Jornal do Almoço, no qual rapper e trovador se enfrentarão na chamada “Batalha dos Pampas”.

            O projeto "Domingo no CTG" é uma realização da Associação das Entidades Tradicionalistas de Guaíba, com apoio da prefeitura municipal, RBS TV, Erva-Mate Santa Emília B1 e Celulose Riograndense.
churrasco “Provinciano, o assado”, com a equipe Comparsa Cabeça de Toro
DOMINGO NO CTG   -  PROGRAMAÇÃO

7h Início da preparação do churrasco “Provinciano, o assado”, com a equipe Comparsa Cabeça de Toro. 
8h30 Abertura dos portões e começo das atividades da Escola do Chimarrão 
8h45 Provas de laço e abertura da Escola do Chimarrão.
9h Oficina de vaca parada, com Cristiano Quevedo
9h Oficinas de cordas, encilhas, cutelaria, esportes campeiros, brinquedos e brincadeiras infantis, chula (com Fernando Espíndola), danças tradicionais, indumentária e penteado para prendas (o dia todo)
9h30 Doma racional, com o “Encantador de cavalos” Valdecir Nascimento
10h Contação de histórias, com Thomas Machado 
11h Abertura oficial na cancha de laço, com a chegada da Chama Crioula e César Oliveira & Rogério Melo, Jari Terres, Cristiano Quevedo e Thomas Machado cantando o Hino Riograndense. 
11h15 Gineteadas
11h30 Degustação do churrasco “Provinciano”

12h Almoço aberto ao público, com churrasco a R$ 15,00, no galpão.

13h30 Doma Racional, com o “Encantador de cavalos” Valdecir Nascimento
14h Contação de histórias: Lessinha e seus amigos - vida e obra de Barbosa Lessa, com Catullo Farnandes.
14h Palestra sobre tropeirismo no espaço “Pousada dos Carreteiros”.
15h Contação de histórias: "Os Fagundinhos", com Neto e Ernesto Fagundes
16h Início das atividades no galpão
-Gravação da “Batalha dos Pampas” – RBS TV
-Desafio de trova com Tetê Carvalho e Capitão Faustino
-Danças tradicionais

17h Show/ baile com a Fábrica de Gaiteiros, César Oliveira & Rogério Melo, Cristiano Quevedo, Jari Terres, Guri de Uruguaiana, Fernando Espíndola, Neto e Ernesto Fagundes e grupo Herança Serrana

Nenhum comentário: