sábado, 5 de maio de 2018

Encontro Cultural com Café de Chaleira mobilizou tradicionalistas em Alvorada

            Tudo começou no curso de danças gauchas de salão (para fandango) organizado pelo professor Cristiano Silveira, no CTG Sentinelas do Pago, em Alvorada, e se transformou em um projeto das prendas e do departamento cultural da entidade. Esteve presente ao evento o subcoordenador de Alvorada, da 1ªRT, Renato Spagnol.
             O CTG estava lotado para receber Rogério Bastos, Liliane Pappen e Gabriel Soares, palestrantes e oficineiros da noite. Um trabalho feito para quem inicia nas lidas do tradicionalismo, pois deu noções básicas de história, indumentária, chimarrão, nós de lenço e terminou em um deliciosos café de chaleira.
Acima, na foto montagem, Cristiano Silveira, Mauro Moura Pedroso e Rogério Bastos - Uma amizade de mais de 25 anos
             O evento que teve o apoio da Erva Mate Schneider e Tertúlia, serviu para encontro de velhos amigos e para novas amizades.
             Gabriel Luis Soares, peão farroupilha do CTG Tiarayú, de Porto Alegre ensinou nós de lenços par ao pessoal, frente a uma exposição montada pelo professor Cristiano Silveira.
             Já Liliane mostrou os benefícios do chimarrão para quem toma, bem como o modo fácil, bem simples, do preparo. Liliane é presidente do Instituto Escola do Chimarrão de Venâncio Aires.

             Rogério Bastos que falou sobre o gaúcho, Partenon Literário e sua importância para nossa história, pois foi criado por jovens idealistas, como os que criaram o Movimento Tradicionalista Gaúcho. Passou rapidamente sobre indumentária e algumas curiosidades para os presentes. Os palestrantes foram agraciados com presentes pela patronagem e departamento cultural do CTG Sentinelas do Pago.

Nenhum comentário: