domingo, 20 de maio de 2018

Domingo no CTG - Um sucesso de evento

          Forma vários dias de chuva no Rio Grande do Sul, que não perdoou nem o sábado em que se realizava a Ciranda Cultural de Prendas e a escolha da Rainha da festa da Uva. Mas veio o domingo e, no sétimo dia, a chuva descansou. Deixou o frio em seu lugar. Ainda era madrugada, em Guaíba, quando a peonada se ajeitava para fazer o fogo pro assado e para preparar o mate.

          A cidade que é denominada berço da Revolução Farroupilha, pois foi ali, na fazenda de Pedras Brancas, de propriedade de Gomes Jardim, que partiram os revolucionários de 1835, para tomar Porto Alegre, amanheceu tomada de tradicionalistas, de nove entidades do município, mais os oficineiros e artistas, que iam chegando aos poucos.

           O estande da Escola do Chimarrão já preparava os mates e fornecia, erva e água, desde cedo. Os contadores de história, como os Fagundes, Catullo  Fernandes e Tomas Machado, iam preparando seus materiais, enquanto a equipe de assadores seguiam firme na lida.
           Cesar Oliveira e Rogério Melo, dentro da mangueira, junto com Valdecir Nascimento, 52 anos, o encantador de cavalos,  responsável pela oficina de doma racional, atraiam os olhares atentos dos visitantes que chegavam ao CTG Gomes jardim.
Foto: Giovani Grizotti Repórter Farroupilha e idealizador do evento
           Presenças ilustres no "Domingo no CTG", no Gomes Jardim, em Guaíba. A Diretora Cultural da 7ª RT Luiza Monteiro e coordenadora Gilda Galeazzi, com três, entre as nove novas prendas do estado, todas da 7ªRegião: A 3ª prenda adulta Tamara Trentini Rigo (CTG Pousada dos Tropeiros, de Santo Antônio do Palma), 3ª Prenda Mirim Ester Belegante Nervo, (Piquete Pai Joao, de Água Santa) e 2ª prenda juvenil, Nathalia Yasmin Gregosky, (CTG Dom Luiz Felipe de Nadal, de Passo Fundo).


Fernando Espíndola, do Grupo Alma Gauderia, fez oficina de Chula com seus convidados
jane Correia, Guri de Uruguaiana, ao lado de Nilza Lessa (D) e Paulo Roberto de Fraga Crine
Fotos do Catullo Fernandes
             Muitas atividades neste domingo frio, mas que foi aquecido pelas pessoas que estiveram no Gomes Jardim....
Presença de Nilza Lessa, Parque do Gaúcho, de Gramado e da Secretária Claudia Mara

Aula de chula foi com essas feras ai....Liderados pelo grande Fernando Espíndola, do Alma Gauderia
Fotos Jeandro Garcia

Nenhum comentário: