domingo, 27 de maio de 2018

Inesquecível! Única forma de resumir o 1º Fórum de Folclore em Ijuí

            O ultimo dia do 1º Fórum Estadual de Folclore e Culturas Populares, promovido pelo Conselho Estadual de Cultura e a Comissão Gaúcha de Folclore, realizado na cidade de Ijuí, foi de mais emoção e surpresas. Enquanto o presidente do CEC, Marco Aurelio Alves foi até Santo Antonio das Missões para um evento, os demais conselheiros visitaram as obras da sede Cultural da União das Etnias e na Estação Ijuhy.
            Na UETI contiuavam as palestras e oficinas. Viviane Mello dos Santos, Sandro Fagundes e Adriano Souza dos Santos fizeram uma oficina de Hip Hop, na casa Afro. A interação promovida pelos oficineiros contagiou o público que participou ativametne dos versos e das danças.
            Na casa Sueca acontecia a oficina de artesanato étnico Polônia, Suécia e Letonia - Na leveza das mãos. As ministrantes foram: Marli Siekieski, Marina Beckmann e Mariana Sala.
            Na primeira parte da tarde Rogério Bastos, Professor e Jornalista, palestrou sobre "Influencias Étnicas na Formação do RS", na casa Leto. AI começaram as surpresas. Enquanto o público aplaudia, o coral da Unijuí levantou e promoveu um grande espetáculo. 
            Na casa Afro foi realizada mais uma palestra, desta feita com Maria Rita Py Dutra, Mestre em ciências sociais e doutoranda em educação, pela UFSM, sobre "Carnaval e a influencia da cultura negra na formação do povo brasileiro e riograndense". 
             Quando retornaram para a casa Leto, para a plenária "Encontro da Dança", mediada pela bailarina Marlise Nedel Machado com a participação de coreografos da União das Etnias e do mestre Pedro Darci de Oliveira. Assim as surpresas voltaram a acontecer. O Projeto "Dança Sênior" - Alegria de viver e grupo Ativida -  que deram um espetáculo que emocionou a todos.
             O encerramento foi mais um grande espetaculo envolto em emoções do parque. Na praça central os atores da epopeia italiana encenaram a vinda para o Brasil e a chegada à Ijuí. Muitos não contiveram as lágrimas.
             Quando Francisco Roloff começou a fazer o cerimonial, trouxe a sua equipe de trabalho para agradecer, e chamou cada palestrante, oficineiros e conselheiros de cultura para receber uma lembrança da União das Etnias.
             Na fala de encerramento o Presidente do Conselho Estadual de Cultura agradeceu a todos que fizeram o evento acontecer, mas de uma forma diferente: Chamou, grupo por grupo para o palco, onde ele estava para que pudesse agradecer a quem realmente fez o Fórum acontecer: As pessoas.

             Marco Aurélio Alves sempre mostrou muita humildade durante todos os seus pronunciamentos. Sempre dizendo que o Conselho estava ali para ser parceiro dos artistas. Comemorou o Edital para o folclore apresentado durante o Fórum Estadual, em Ijuí.
             Um jantar na Casa da Polonia encerrou as atividades do Fórum Estadual de Folclore e Culturas Populares e ficou marcado na história de Ijuí e do Rio Grande do Sul.

LIBRAS

            Não poderia deixar de elogiar, agradecer e reverenciar a acessibilidade dada pela UETI, Conselho Estadual de Cultura e Comissão Gaúcha de Folclore ao colocar um tradutor em linguagem de sinais, LIBRAS (linguagem brasileira de sinais). Eu, que tenho um irmão surdo, só tenho a elogiar tal atitude dos organizadores por respeita-los, ao traduzir o que estava acontecendo e sendo falado.
Abertura totalmente traduzida para a linguagem dos surdos. Mais uma grande emoção neste evento

Nenhum comentário: